Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2008 - 11:10

Índice de Inflação da internet aponta deflação de 1,99% em julho, registra e-Flation do PROVAR/FIA

Indicador também apura alta dos valores praticados em três categorias, das dez avaliadas, que compõem a cesta de produtos.

Pelo quarto mês consecutivo, o e-Flation registra índice negativo, atingindo 1,99% no mês de julho. O indicador, desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni & Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos consumidos on-line, acompanhando as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo.

No período, a categoria “Linha Branca” lidera a lista da cesta de produtos com maior queda nos preços, representando 3,86%. Na seqüência aparecem os grupos “Cine e Fotos, 3,81%; “Eletroeletrônicos”, 2,88%; “Brinquedos”, 1,96%; “Eletroportáteis”, 1,74%; “Informática”, 0,26%; e “Telefonia e Celulares”, 0,16%.

Mesmo com a queda em 70% das linhas avaliadas, o e-Flation registrou inflação dos valores praticados nas categorias “CDs e DVDs”, 3,41%; “Livros”, 1,78%; e “Perfumes e Cosméticos”, 1,69%.

“As variações de preços apuradas no e-Flation de julho refletem o fim do período de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães, que elevam as promoções e, conseqüentemente, impulsionam as vendas, ofertas e procura do comércio na internet”, avalia o coordenador geral do PROVAR, Cláudio Felisoni de Angelo.

O e-Flation de julho, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril de 2008: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador; a categoria “Produtos para Casa” foi substituída por “Eletroportáteis”; e a criação do grupo “Cine e fotos”. Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A verificação da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Perfil do Provar: Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre a Felisoni & Associados: A Felisoni & Associados foi criada por professores da equipe técnica do Provar - Programa de Administração de Varejo, com o objetivo de promover pesquisas, oferecer treinamentos e realizar consultorias para o setor de varejo de bens e serviços. O estreito relacionamento da Felisoni & Associados com o ambiente acadêmico, permite o desenvolvimento de trabalhos apoiados no estado da arte do conhecimento sobre distribuição e mercado de consumo. Contando com técnicos com Mestrado e Doutorado e parcerias internacionais, a Felisoni & Associados oferece para as empresas clientes um amplo conjunto de serviços orientados para a estruturação e solução de problemas.

Sobre a FIA: Eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 27 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira