Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 09:55

Cientista da UFF desenvolve tecnologia inédita e inovadora na captação de imagens por satélite

O estudo foi desenvolvido e apresentado pelo jovem cientista brasileiro Rafael Melo, analista de sistemas do ADDLabs UFF (*), MSc em Ciência da Computação, representando a Universidade Federal Fluminense na 15ª edição da Conferência Internacional em Sistemas, Processamento de Sinais e de Imagens (IWSSIP 2008), em junho deste ano, na Bratislava, República Eslováquia.

O método é capaz de explorar, identificar e captar imagens de satélite, através da computação gráfica, com índices de maior rapidez e eficiência, além de melhor qualidade de definição.

Pode-se citar, como exemplos de influência mais específica no dia-a-dia do cidadão: . a possibilidade de medição automática do crescimento de favelas | . o aperfeiçoamento de mecanismos de segurança pública | . a contribuição para as demandas do mercado imobiliário e sua valorização, considerando-se a maior ou menor proximidade com comunidades carentes.

A técnica utilizada é a do sensoriamento remoto , uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, uma área ou um fenômeno no Planeta Terra, sem que haja contato físico. Atualmente essas informações são obtidas através de sensores em satélites que geram imagens. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites .

O estudo apresentado tem como base a geometria fractal, uma nova possibilidade de raciocínio matemático através da computação gráfica. Outros exemplos de contribuições e aplicações práticas, são: . o estudo da percolação (identificação de fluxo e extração) de petróleo e gás-natural através de rochas semi-porosas | . na medicina, como ferramentas de auxílio ao diagnóstico;

Este novo tipo de geometria tem aplicação, também, na astronomia, na meteorologia, na economia e no cinema, entre outras.

Na Conferência, a abordagem tratou de um aspectos específico dessa geometria, até então ainda não considerada pelos estudiosos do assunto, denominado Sucolaridade . A idéia principal é usar a Sucolaridade como uma nova característica em processos de reconhecimento de padrões principalmente para identificação de texturas naturais.

Realizado anualmente predominantemente no leste Europeu, a IWSSIP 2008 contou, também, com representantes das universidades de São Carlos, do Rio Grande do Sul, Uberlândia (UFU), Minas Gerais (UFMG), São Paulo (USP), Campinas (UNICAMP), UNESP, Pontifície Universidade Católica (PUC-Rio) e de Pernambuco.

A participação de brasileiros, tanto nos anos anteriores como em 2008 (a comitiva brasileira foi a mais numerosa entre os países representados na Conferência, maior até do que a comitiva local), foi definitiva para a indicação do Brasil como sede do evento em 2010, no Rio de Janeiro.

Integram a comissão organizadora os professores/pesquisadores da UFF Aura Conci (membro do comitê de programa da conferência), Esteban Walter Gonzalez Clua, Anselmo Antunes Montenegro.

(*) ADDLabs UFF - Laboratório de Documentação Ativa e design Inteligente da Universidade Federal Fluminense / www.addlabs.uff.br / (21) 2629-5861.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira