Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 10:00

MPS.BR ultrapassa a marca de 100 empresas avaliadas

Previsão é de que este número supere 120 até o final do ano e chegue a 300 em 2010.

Criado em 2004 pela Softex, o MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr) ultrapassou ao final do primeiro semestre deste ano a marca de 100 empresas avaliadas em todo o país.

Com foco nas pequenas e médias empresas – mas também adotado pelas grandes - o MPS.BR segue modelos e normas internacionais, sendo compatível com o modelo CMMI, e está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser adequado à realidade brasileira.

Um dos grandes diferenciais presentes na proposta do MPS.BR é o fato de que o modelo, tanto do ponto de vista técnico como no de seus custos, é acessível às empresas nacionais, principalmente as de pequeno e médio porte. Trata-se de uma iniciativa que contribui de forma decisiva para promover a melhoria de processos de software seguindo os padrões de qualidade aceitos internacionalmente.

Das 104 empresas avaliadas pelo Programa MPS.BR até o final do mês de junho, 58 estão localizadas na região Sudeste, 19 na Centro-Oeste, 14 no Nordeste, 11 no Sul e uma no Norte do país. CPM Braxis/Unitech, Banco do Brasil, BRQ, Centro de Computação da Aeronáutica de São José Dos Campos, DBA, EDS, E-Service, Laboratório de Computação da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Politec, Prodabel (Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte SA), Prodepa - Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará, Quality Software e 7Comm são algumas das companhias que já se submeteram à avaliação.

Para José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade da SOFTEX, a superação da marca de 100 empresas é extremamente positiva para a indústria de software e serviços do Brasil “pois revela um novo momento em busca da maturidade dos processos e da competitividade destas empresas no mercado global”.

No entender do diretor da Softex o fato também sinaliza o grande sucesso que vem tendo o Programa MPS.BR. “Fruto da seriedade, da credibilidade e da competência com que vem sendo gerenciado, ele vem superando e antecipando metas. O objetivo é que, em 2010, tenhamos alcançado o número de 300 empresas avaliadas”, conclui Antonioni.

O MPS.BR já é adotado como critério de pontuação técnica em importantes licitações, como por exemplo nas do Departamento de Engenharia e Construção do Ministério da Defesa, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e do Tribunal de Contas do DF. Atualmente, o MPS.BR já tem credenciadas sete instituições avaliadoras, 15 instituições implementadoras e também 51 avaliadores e 310 implementadores.

Perfil da Softex (www.softex.br) - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex - é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa Softex considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema Softex é composto pela Softex e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema Softex é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira