Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 10:30

Primeira carga para produção de navios Suezmax chega ao Porto de Suape


Cerca de 400 chapas de aço, 18 mil e 200 toneladas, serão descarregadas para dar início à construção de navios pelo Estaleiro Atlântico Sul.

A primeiras chapas de aço, para o início da construção de navios pelo Estaleiro Atlântico Sul, chega ao Porto de Suape. O Navio Pearl K atracou no cais 4 às primeiras horas da manhã do dia 23 de julho (quarta-feira), com cerca de 18 mil e 200 toneladas de aço. O material será utilizado na construção de navios tipo Suezmax, encomendados pela Transpetro, dentro do Programa de Modernização da Frota, o Promef. A previsão é de que o primeiro navio seja entregue em abril de 2009, antecipando em quatro meses a primeira data proposta, agosto do mesmo ano.

A operação envolvendo essa movimentação deverá ser feita em até nove dias e contará com cerca de 40 trabalhadores, que farão a descarga e o transporte das chapas para o estaleiro. "No total, serão cerca de 900 viagens de caminhão para que a carga seja removida do porto até a Ilha de Tatuoca. Por dia de operação, serão entregues duas mil toneladas do material", explica Marcus Rezende, gerente comercial da Panalpina, empresa contratada pela Transpetro para transportar o aço.

"Esse tipo de carga, que servirá como matéria-prima para os novos empreendimentos, vêm aumentando a movimentação de cargas de Suape", explica Sidnei Aires, diretor de Novos Negócios do porto. Para a chegada desse navio, especificamente, foi feito um planejamento, um estudo, juntamente com a Transpetro, em cima dos custos portuários, da infra-estrutura e da logística utilizada na operação que se iniciou", completa Aires.

A próxima remessa de aço deverá estar desembarcando em Suape entre o final de setembro e o início de outubro próximo, com cerca de 12 mil e 300 toneladas de aço, que foram negociadas pela Transpetro com a empresa Usiminas.

"Essa primeira carga, foi fechada com a empresa ucraniana Metinvest, a segunda será com a Usiminas, e outras já estão sendo negociadas", explica o gerente do Promef, Arnaldo Arcadier.

Segundo ele, a terceira carga para a construção dos navios Suezmax, está prevista para ser entregue entre fevereiro e março de 2009, mas, como explicou o gerente, ainda não se sabe que empresa estará fornecendo esse material. "A negociação do preço é determinante para fecharmos esse fornecedor", completa Arcadier.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira