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24/07/2008 - 11:33

Kraft aposta na conscientização dos colaboradores para falar de sustentabilidade

Programa Atitude Consciente completa um ano e envolve os funcionários da empresa em ações socialmente responsáveis.

Pequenas atitudes geram grandes resultados. Este é o lema do Programa "Atitude Consciente" lançado pela Kraft Foods Brasil há um ano dentro da companhia. O programa já colaborou com mudanças expressivas no comportamento dos cerca de sete mil colaboradores da Kraft Foods Brasil. No início eram apenas práticas de reciclagem, hoje o programa vai além, trazendo soluções para temas como aquecimento global e consumo consciente.

Por meio de atividades e material de comunicação interna os colaboradores são incentivados a mudar de comportamento a favor de atitudes socialmente responsáveis. Em 2007, uma agência de comunicação foi contratada para desenvolver os materiais internos. Foram feitos banners, folders, adesivos e cartilhas explicativas com dicas sobre como colaborar com o meio-ambiente, fazendo o uso mais racional da água e da energia, por exemplo.

Neste ano, o principal tema adotado pelo programa é o aquecimento global. Para atrair a atenção dos colaboradores para o assunto, toda uma ambientação de floresta, com direito a ruídos e aromas foi criada dentro das fábricas e escritórios de Curitiba. Entre as ações, houve ainda a instalação de um totem com um automóvel inflável com um grande balão negro saindo do escapamento, mostrando a quantidade diária de gás carbônico que apenas um carro lança na atmosfera num único dia.

Outras atividades a respeito do tema também acontecem em algumas unidades para os funcionários, vizinhos e crianças de entidades parceiras (creches). E por último os colaboradores serão convidados a participar de uma pesquisa online desenvolvida pela Instituto Akatu que mostra qual o papel do indivíduo com o consumo consciente e o nível de envolvimento da mesmo.

Boas práticas - Em um ano de projeto, o "Atitude Consciente" já conseguiu impactar cerca de 50 mil pessoas entre colaboradores, familiares e comunidades vizinhas no entorno das fábricas cadastradas no programa Bom Vizinho, mantido pela companhia. Além disso, todo o papel branco da empresa foi substituído por papel reciclado, incluindo os cartões de visita dos colaboradores e em algumas unidades da Kraft pelo país, houve a adoção de canecas de uso pessoal em vez de utilizar os copos descartáveis de plástico.

A parceria com os institutos que realizam ações neste sentido, como o Ethos, que completa 10 anos de existência, o CEMPRE e o Akatu, colaborou com a empresa no sentido de refletir mais a fundo sobre essas questões ambientais e na adoção de melhores práticas. "Hoje a sustentabilidade para a Kraft tem que fazer parte de todas as tomadas de decisão do negócio da companhia", comenta Fábio Acerbi, Diretor de Assuntos Corporativos da Kraft Foods Brasil.

Kraft Foods - A Kraft Foods Brasil é subsidiária da norte-americana Kraft Foods, segunda maior indústria de alimentos ao mundo e primeira nos Estados Unidos. No Brasil, a empresa conta com um portfólio de marcas consagradas como Lacta, Royal, Tang, CLight, Maguary, Club Social, Trakinas e Philadelphia.

A Kraft tem na Responsabilidade Social Corporativa um dos pilares estratégicos, atuando nas áreas de combate à fome e desnutrição, educação, melhoria da qualidade de vida, e promoção da sustentabilidade nas comunidades onde está presente com parceiros como Care Brasil; Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional; Pastoral da Criança; Fome Zero e Abrinq; além do "Programa Voluntário Kraft", considerado benchmark em Curitiba (PR) e do Programa Bom Vizinho.

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