Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 12:04

Cuidador de idosos

Profissão vem ganhando espaço entre a população brasileira.

A população mundial está envelhecendo e o Brasil caminha neste mesmo sentido. A população idosa brasileira é a sexta mais numerosa do mundo e cada vez mais o país conta com pessoas muito idosas precisando de auxílio e cuidados especiais. Quase 10% da população brasileira - 18 milhões - são indivíduos com 70 anos ou mais, e as projeções demográficas apontam que alcançaremos mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais em 2025 (15%). O envelhecimento, quase sempre, vem acompanhado de limitações funcionais que geram uma demanda de cuidados em várias áreas, que precisam ser abordadas por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas a essa fase da vida garantindo um melhor atendimento e qualidade de vida ao idoso. Diante das mudanças no aumento da expectativa de vida e da necessidade de pessoas especializadas para lidar com a terceira idade, a profissão de Cuidador de Idosos vem ganhando cada vez mais notoriedade entre a população brasileira.

O Cuidador de Idosos é o profissional responsável por auxiliar o idoso na prevenção de doenças e acidentes - sem dispensar o serviço de profissionais de saúde, como médico e dentista -, além de ajudar o idoso nas tarefas cotidianas e mantê-lo inserido no convívio social. O bom Cuidador de Idosos é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si, avalia as condições e ajuda a pessoa a fazer as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso requer paciência e tempo.

De olho nesse novo mercado as escolas técnicas tem investido na formação desses profissionais que são peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional. Em Recife, a Escola Técnica Academia de Profissões capacita esses futuros profissionais a lidarem com temas que permeiam o dia-a-dia dos idosos, como: alimentação saudável, prevenção de doenças, cuidados na hora de dar banho, como lidar em casos de quedas, direitos do idoso, administração de medicamentos e principais doenças que podem afetar a saúde desses pacientes. "Esse curso pretende dar visibilidade a essas pessoas que nem sempre têm o conhecimento e as informações necessárias possibilitando a atuação nesse crescente mercado de trabalho", explica o diretor da Escola Técnica Academia de Profissões, Adriel Lima.

No curso de Cuidador de Idosos os alunos aprendem também a identificar as modificações que a idade opera no corpo e no organismo dos idosos, além de, identificar as demandas e estimular a autonomia, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. "É preciso muita dedicação, paciência, carinho e segurança para esse trabalho cuidar bem de um idoso", afirma Adriel Lima.

Escola Técnica Academia de ProfissõesRua Barcelos, nº 37 | Engenho do Meio, Recife-PE | Telefone: (81) 3453-1775.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira