Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 12:07

Fernanda Vieira Stúdio de Dança oferece turma de balé para adultos


Ao invés de batidas frenéticas, academias lotadas, aparelhagem pesada e seqüências aceleradas, meias rosas, sapatilhas, música clássica, movimentos delicados e muita concentração tomam conta do ambiente. Cada vez mais, cresce o número de adultos que buscam no balé clássico uma alternativa para outras atividades físicas. Para atender este público, o Fernanda Vieira Stúdio de Dança, localizado em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, criou há seis meses a turma de Balé para Adultos Iniciantes. As aulas – ministradas todas as segundas, terças e quintas, das 14h às 15h – reúnem alunos com uma faixa etária que varia entre 30 e 65 anos – e conquistam cada vez mais adeptos.

"Há mais de cinco anos, realizo este trabalho voltado para adultos. Esta turma está fazendo um sucesso surpreendente: algumas alunas já passaram para turmas mais adiantadas e nós já estamos abrindo mais um horário para iniciantes", afirma a bailarina Fernanda Vieira, professora e proprietária do Stúdio de Dança. A nova turma, que inicia em agosto, terá aulas todas as terças e quintas de 9h às 10h da manhã, que serão ministradas pela professora Ramona Dias.

Considerada uma das atividades mais completas para o corpo, o balé clássico traz uma série de benefícios físicos para o aluno:

"A lista é enorme: os movimentos do balé ajudam a enrijecer o abdômen, alinham a postura, fortalecem pernas e braços, trabalham a flexibilidade das articulações, o alongamento e até mesmo a capacidade respiratória. Além disso, ao decorar as diversas sequências de movimentos, o aluno trabalha a memória e a concentração", explica Fernanda.

O aquecimento – realizado no início da aula – também é um dos diferenciais do ballet clássico:

"O risco de uma lesão é bem menor do que numa aula de ginástica ou ainda em outras modalidades de dança. Isso porque para começar uma aula de balé clássico, há sempre um aquecimento meticuloso. Além disso, sou muito detalhista com relação à execução dos movimentos e faço questão de dar uma atenção individualizada para cada aluno" afirma a professora de balé.

Um problema na coluna vertebral fez com que Jacimar Antunes, de 57 anos, fugisse das aulas de ginástica e encontrasse no balé clássico uma alternativa. Há pouco mais de quatro meses, ela resolveu calçar as sapatilhas pela primeira vez:

"Sempre tive vontade de fazer balé clássico, mas achava que não poderia mais começar por conta da idade. Na aula com outros adultos iniciantes, me sinto à vontade, sempre respeitando os limites do meu próprio corpo" afirma Jacimar.

Nascida em Recife e moradora de Niterói há mais de 20 anos, a dona-de-casa Maria Cristina Sant'anna, de 45 anos, também procurou na dança uma alternativa para a ginástica. O interesse pelo balé clássico surgiu a partir da sua filha Pâmela, hoje com 17 anos, que desde 8 anos de idade praticava a modalidade. Há alguns meses, a menina teve de deixar as aulas por conta do vestibular, mas foi a vez da mãe despertar o interesse pela arte e vestir as sapatilhas:

"Desde a primeira aula, me tornei uma pessoa completamente diferente. A cada dia, me sinto mais bailarina. O ritual de se arrumar para a dança, o cabelo, as meias, a sapatilha, tudo faz com que a gente se sinta mais feminina" afirma.

Segundo Fernanda Vieira, um dos pontos positivos da turma de adultos em relação às modalidades infantis e infanto-juvenis é a persistência e disciplina:

"Por saberem o que eles querem, os adultos costumam ser mais disciplinados, levam o treino mais a sério", afirma a professora.

A bancária aposentada Eliane Naegele, 55 anos, é uma das alunas mais aplicadas da turma. O balé clássico era um "sonho antigo" da niteroiense.

"Eu já tinha feito aulas de dança até os 16 anos, mas por conta da vida pessoal e do trabalho acabei abandonando. Agora, resolvi investir naquilo que eu gosto para conquistar cada vez mais qualidade de vida. Já sinto uma grande mudança na minha postura", afirma

A professora Ziléia Soares da Costa, 65 anos é a veterana da turma. Com 3 filhas e 4 netos, a aposentada resolveu iniciar o estudo de dança incentivada por uma de suas filhas, a coordenadora pedagógica Cláudia da Costa, de 35 anos. Atualmente, as duas praticam juntas a arte:

"Nunca tinha feito nenhum tipo de dança. Minha filha ficou sabendo da turma para adultos e me chamou para fazer uma aula com ela. No início, tinha medo de cair no ridículo, mas todos os receios foram sendo superados aula após aula, quando fui percebendo que não havia limites para o prazer de dançar. Na última consulta com meu médico, tive uma surpresa agradável: graças ao alongamento nas aulas de dança, eu minha altura cresceu em 1 centímetro", comemora Ziléia.

"É ótimo poder compartilhar deste aprendizado diário com minha mãe. A dança é maravilhosa, porque trabalha o corpo como um todo, o alongamento e a música clássica relaxa e nos ajudar a nos desligar do stress do dia-a-dia" complementa Cláudia.

Contemporâneo – Para aqueles que preferem uma modalidade mais moderna, uma alternativa é a turma de Dança Contemporânea para Adultos, que acaba de ser inciada no Fernanda Vieira Studio de Dança. As aulas, que acontecem todas as terças e quintas, das 10h às 11h da manhã, são ministradas pela professora Ramona Dias. A bailarina – que já fez parte da Cia. Trupe do Passo e da Cia. de Dança Lisboa – utiliza as técnicas e a experiência profissional adquiridas em aulas no Brasil e na França, onde estudou na Université d´Art et Sciences Humaines, da cidade de Nice, e no Studio Harmonique, de Paris.

"A minha aula tem influência de toda minha trajetória na dança. No início, é realizado um trabalho localizado em diversos seguimentos do corpo visando recondicioná-lo, fortificá-lo e torná-lo mais elástico e hábil, tendo como referência os exercícios da yoga e do pilates. No que se refere à dança, tenho uma forte influência de meus professores Corinne Lanselle, Peter Goss e Natalie Poubelier, mas sempre busquei criar a minha própria linguagem na composição dos movimentos, além de procurar desenvolver as possibilidades individuais do aluno, criando composições a partir dos movimentos naturais da cada um", afirma a professora.

Fernanda Vieira Studio de Dança | Balé para adultos | Turma 1: Segundas, Terças e Quintas – das 14h às 15h | Turma 2: Terças e quintas, de 9h às 10h da manhã.

Dança Contemporânea para adultos | Terças e quintas, de 10h às 11h da manhã.Rua Professora Alice Picanço, 1375, quadra 111 - Lote 7, Condomínio AMOLE– Itaipu – Niterói. (próximo à rótula da Av. Central) | Tel.: (21) 2609 2677 | E-mail: [email protected] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira