Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 12:07

16º Gramado Cine Vídeo

Maior e mais democrático evento do audiovisual brasileiro bate recorde de inscrições e traz novidades em 2008.

Com o crescimento e a conquista de lugar de destaque no cenário do audiovisual brasileiro, o Gramado Cine Vídeo se confirma como importante instrumento para a democratização das produções de cinema, vídeo, web e televisão. Considerado um dos mais completos e disputados eventos do setor, sua 16ª edição dá continuidade aos projetos de sucesso e lança novidades na programação. As atividades acontecem entre 11 e 16 de agosto no Centro de Eventos da UFRGS, Centro Municipal de Cultura e Rua Coberta, em Gramado/RS. Esse ano são esperadas 30 mil pessoas.

Reconhecido como um dos mais abrangentes e democráticos eventos culturais brasileiros, o Gramado Cine Vídeo vem realizando diversas atividades totalmente gratuitas e alcançando inúmeros perfis de público. A programação da 16ª edição foi apresentada nesta quarta, 23 de julho, em Porto Alegre, com presença de Daniel Bertolucci, coordenador geral do evento, Sílvia Conter, coordenadora executiva e Grasiela Gil, coordenadora dos projetos Cine Social e Cine Ambiental.

Destaque para o Festival do Vídeo Brasileiro, um dos mais disputados do circuito independente de produção audiovisual. Em 2008, o Festival recebeu 1260 inscrições, batendo seu recorde. “Tivemos mais inscritos que no ano passado, principalmente pelo fato de termos possibilitado o envio de cópia em DVD para a pré-seleção (nas edições anteriores era em MINI-DV), democratizando o acesso à participação dos produtores independentes”, explica o coordenador geral do evento, Daniel Bertolucci. Foram selecionadas 123 produções independentes e universitárias de 16 estados que concorrem ao troféu Galgo de Ouro em quatro categorias. A lista pode ser conferida no site www.gramadocinevideo.com.br

Democratização da cultura - O evento dá continuidade, esse ano, aos projetos Cine Social e Cine Ambiental, lançados no passado, que fomentam a discussão sobre cinema, cultura de inclusão e meio ambiente. O Cine Social traz a Gramado profissionais do meio cinematográfico engajados na luta pela democratização do acesso às artes e à cultura. Nomes como o ator e rapper André Ramiro, o artista plástico Luis Flávio Trampo e os diretores Joel Zito Araújo e Jéferson De sobem a serra para movimentar as atividades, participando de oficinas, debates, palestras e fóruns.

O Cine Ambiental segue com a programação voltada à conscientização ambiental, integrando ações ecológicas com exibição de filmes. Uma lâmina d’água, na Rua Coberta, serve de suporte para exibição da Mostra de Cinema Ambiental que traz produções ligadas à temática ecológica. O Gramado Cine Vídeo promove ainda o plantio de pinheiros nativos dentro do programa de Neutralização do Carbono. No ano passado foram plantadas 1500 mudas.

Em parceria com a operadora Vivo, o evento inova mais uma vez e lança o 1º Festival de Filmes de Celular. A mostra é destinada exclusivamente a produções audiovisuais brasileiras realizadas através de aparelhos celulares. A idéia é revelar novos talentos e proporcionar o acesso à cultura e à tecnologia. A competição também irá contemplar o filme mais votado pelo júri popular que poderá dar sua nota via mensagem SMS ou pelo portal Eu Vivo Cinema, na Internet. Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de agosto.

O 16º Gramado Cine Vídeo se faz de exibições, oficinas, debates, reflexões e mostra competitiva, numa miscelânea cultural e interativa. Com a filosofia de proporcionar cultura para todos, o 16º Gramado Cine Vídeo estende suas atividades para a comunidade da Região das Hortênsias promovendo, entre outras atividades, O Dia da Cultura Escolar, as Oficinas Comunitárias de Vídeo, os projetos itinerantes Cultura em Movimento e Cinema na Roça. A exibição de filmes capturados de sites da Internet continua com o Cinema na Rede e tem a 2ª Mostra de Cinema Publicitário que exibe comerciais de televisão nacionais e internacionais. Para permitir a inclusão de deficientes auditivos, mais uma vez o Cinema Nacional Legendado exibe filmes brasileiros de longa-metragem com legenda oculta.

Paralelo a isso e ao 36º Festival de Cinema de Gramado, acontece o Mercado do Audiovisual, uma feira cultural realizada anualmente no Centro de Eventos da UFRGS que conta com a participação de diversos setores do segmento.

Patrocínio.: Banrisul, BR Petrobras, Vivo, Vipal, Kia Motors, Famastil e Stella Artois (AMBEV) | Apoio: Corsan | Realização: Athena Produção & Eventos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira