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24/07/2008 - 12:26

Seminário apresenta oportunidades de negócios em Angola

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove no dia 12 de agosto, às 14h, no Hotel Tryp Paulista, em São Paulo, o Seminário: “Oportunidades de Negócios para Produtos Brasileiros no Mercado Angolano”.

O evento antecede a missão empresarial organizada pela Agência que acontecerá de 7 a 9 de outubro, em Luanda.

Após 26 anos de guerra civil, a Angola passa por um período de reconstrução da sua infra-estrutura e com o comércio de bens e serviços em franca expansão. Para aproveitar as oportunidades desse promissor mercado, a Apex-Brasil apresentará as possibilidades de negócios no país africano. O foco será em empresas e tradings dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, vestuário, calçados e jóias, máquinas industriais.

Para o gestor de projetos da Apex-Brasil e responsável pela missão, Maurício Manfre, o Brasil já é um importante parceiro comercial dos angolanos. No entanto, ponderou, os números de comércio podem ser muito maiores. Ele explicou que as mudanças ocorridas nos últimos três anos no país africano mostram um governo estável e aberto a investimentos de vários países, como a China, por exemplo. “Precisamos consolidar nossa presença na Angola”, destacou Manfre.

Estudo da Apex-Brasil mostra que entre 2004 e 2007, a corrente de comércio entre Brasil e Angola evoluiu 500%, atingindo a soma de pouco mais de US$ 2 bilhões no final desse período. Isto corresponde a US$ 945 milhões de importações brasileiras oriundas de Angola e US$ 1,2 bilhão de exportações brasileiras destinadas a esse mercado. Destas últimas, 89% foram predominantemente de produtos manufaturados em 2007, acompanhando desempenho semelhante dos três anos anteriores.

Os principais produtos brasileiros vendidos para Angola, no ano passado, foram chassis (US$ 42 milhões) e tratores (US$ 30 milhões). A diversificação das exportações foi outro ponto importante. Os angolanos importaram do Brasil de farinha de milho e bolachas a obras de plásticos e móveis.

Maurício Manfre destacou que a Angola está aberta para a entrada de produtos importados, principalmente os brasileiros. Segundo ele, os angolanos se identificam muito com nossa cultura, principalmente devido as novelas brasileiras que passam no país africano. “A nova classe média angolana está ávida por produtos de consumo com alto valor agregado e se forem brasileiros melhor ainda”, ressaltou.

A participação no Seminário é gratuita, mediante inscrição prévia e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas por e-mail: [email protected] ou telefone:(61) 3426-0306. | Por: Apex-Brasil.

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