Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2008 - 12:27

Prodapys retoma exportação de mel à Europa com apoio do SENAI/SC

Araranguá – O embarque no final de junho de dois containeres de mel para a Alemanha marcou a retomada das exportações de mel da catarinense Prodapys para a Europa. Com o apoio de consultorias e treinamentos prestados pelo SENAI/SC, a empresa brasileira foi a primeira a cumprir as exigências sanitárias estabelecidas pela Comunidade Européia, depois de dois anos de embargo ao produto brasileiro por conta da inexistência no Brasil de um Programa de Controle de Resíduos no Mel.

Foi para a mesma Alemanha que em 2001 a Prodapys enviou seu primeiro lote exportado. Desde então, o entreposto se especializou na venda de mel ao exterior, chegando a colocar 95% de sua produção na Europa. Com o embargo de 2006, teve que focar suas vendas aos Estados Unidos e Canadá, amargando, no entanto, significativo prejuízo, pois os norte-americanos não dão mesmo valor que os europeus ao mel orgânico, uma das especialidades da Prodapys. Antes da medida de restrição, a empresa exportava para Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha, além de Japão e Estados Unidos. Em 2007, processou 1,7 mil toneladas das quais 1,5 mil foram vendidos no mercado externo.

Mesmo com o fim do embargo, em fevereiro de 2008, a retomada das exportações não foi imediata, pois o novo modelo de certificado sanitário europeu tem como exigência a implementação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). A Prodapys, sediada em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi o primeiro entreposto brasileiro de mel a conquistar a aprovação do seu sistema APPCC e também é proprietária da única unidade de extração de mel (UEM) aprovada no Brasil para extrair mel para Europa.

"O SENAI nos acompanha neste processo desde início", afirma a responsável pelo controle de qualidade, Catiane Gomes Bristot. Colaboradores da empresa realizaram cursos de Qualificação – Implantação do APPCC, no SENAI de Florianópolis. A instituição também prestou consultoria no processo de implementação do sistema APPCC na Prodapys no início de 2007. Segundo Catiane, a Prodapys, investe fortemente no controle de qualidade, o fez toda a diferença para a empresa obter a aprovaçao para voltar a exportar para a Europa.

Outra ação do SENAI, esta em parceria com o SEBRAE, no âmbito do Programa Alimento Seguro (PAS), capacitou os apicultores associados à empresa em Boas Práticas Apícolas e de Extração, também desenvolveu e implementou em parceria com o controle de qualidade da Prodapys as Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e sistema APPCC nas UEM dos apicultores. "Todos esses controles são fundamentais para obter a aprovação das autoridades sanitárias", explica Catiane.

O gerente de exportações da Prodapys, Tarciano Santos da Silva, observa que as empresas processadoras de mel são as maiores distribuidoras de renda, pois o mel já sai do apicultor como produto pronto para consumo. "Os entrepostos não são indústrias transformadoras, apenas analissam, filtram a classificam o mel. Por isso, os apicultores ficam com um percentual maior do valor final do produto". A Prodapys gera 40 empregos diretos e adquire mel de cerca de 3,5 mil famílias de apicultores do Maranhão ao Rio Grande do Sul. No momento, apenas o mel fornecido por apicultores catarinenses está sendo exportado.

Para Silva, reativar nossos bons contatos com os europeus é de extrema importância para que a empresa não dependa somente do mercado americano. Além disso, a retomada das exportações à Europa "dá nova motivação aos apicultores orgânicos, que estavam vendo pouca ou quase nenhuma diferença na remuneração". Além disso, afirma Catiane, reconquistar o mercado europeu é importante para a motivação dos colaboradores. "Estamos vendo nosso trabalho gerando frutos e continuamos trabalhando serio e com dedicação".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira