Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

RSI elogia novo modelo de licitação da CEF

Licitação para contratação de fábrica de software prevê fornecedores distintos para desenvolvimento, teste e suporte de produto. Para empresa, modelo representa amadurecimento do mercado.

A RSI Informática, uma das maiores empresas brasileiras especializada em teste e qualidade de software, elogiou o processo de contratação de fábrica de software em andamento hoje na Caixa Econômica Federal. O edital, publicado em julho e em fase de recebimento de contribuições do mercado, prevê a contratação de fornecedores distintos para cada fase do ciclo de desenvolvimento de uma solução.

O edital publicado pela instituição financeira prevê que a divisão dos serviços a serem contratados em duas categorias básicas: processo principal (desenvolvimento, manutenção, sustentação e programação) e suporte / aferição de qualidade (serviços de métricas, qualidade, conformidade e suporte avançado). É a primeira vez que a CEF adota um modelo de contratação que impede que a empresa vencedora em um dos itens de uma categoria concorra a contratações em outra.

De acordo com Roberto Murillo, sócio-diretor da RSI, o novo modelo é um claro sinal do nível de maturidade do mercado em relação a qualidade de software. “Com este modelo, as chances de a CEF contratar provedores mais especializados são muito maiores. Além disso, garante uma concorrência leal a empresas menores, que antes eram subcontratadas pelas gigantes vencedores deste tipo de concorrência”, comemora.

O executivo afirma que o modelo também representa um avanço sob o ponto de vista de processo de desenvolvimento de software. “No modelo tradicional, a etapa de testes costumava ser estrangulada na fase final do desenvolvimento. Os testes eram limitados e muitos erros eram identificados somente depois que a solução já estava em ambiente de produção, muitas vezes pelo usuário final”, explica.

Com o novo modelo de contratação, os testes passam a ser divididos em diversas categorias e adotados em todo o ciclo de desenvolvimento. “Sem dúvida isso enriquece a qualidade, na medida em que permite que o código seja refinado ao longo do processo de desenvolvimento”, diz.

De acordo com a CEF, o novo modelo de licitação deve trazer melhoria de qualidade, aumento de produtividade e racionalização de gastos. As mudanças implementadas têm o objetivo de adotar práticas de governança corporativa e de TI e especificam um nível maior de detalhamento em cada um dos serviços previstos nas duas categorias.

Perfil RSI - fundada em 1993, a RSI é uma empresa especializada em serviços voltados para a garantia da qualidade da informação. Pioneira no Brasil no desenvolvimento de metodologia e ferramental para testes e qualidade de software, a RSI é parceira das empresas líderes mundiais do segmento. Oferece ao mercado uma gama de serviços que vai desde consultoria, treinamento, diagnóstico e implantação de metodologias até serviços de teste e homologação independente de software, “on-site” ou no modelo “fábrica de testes”.

Com escritórios em São Paulo (sede), Alphaville, Brasília e Rio de Janeiro, a companhia presta serviços para corporações com alta dependência por tecnologia de informação e dispostas a investir na prevenção de falhas em seus sistemas através da melhoria na qualidade de seu software. A empresa mantém seu diferencial sustentada por três pilares: foco em um mercado altamente especializado; alto investimento em pesquisa e desenvolvimento e gestão estratégica do capital humano. Mais informações no site www.rsinet.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira