Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2008 - 12:26

Aumento da taxa de juros já era esperada, afirma especialista da Trevisan

O Comitê de Política Monetária (Copom), colegiado formado pelos diretores e pelo presidente do Banco Central, responsável por fixar os juros básicos da economia brasileira (Selic), subiu os juros em 0,75 ponto percentual, de 12,25% para 13% ao ano, no dia 23 de julho (quarta-feira).

De acordo com o Consultor do Núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria e Professor da Trevisan Escola de Negócios, Pedro Raffy Vartanian, a decisão já era esperada por parte do mercado. “O aumento não surpreendeu, pois o presidente do Banco Central tem reiterado seu compromisso de cumprimento da meta para a inflação. Para 2008, a meta de 4,5% com margem de 2% provavelmente não será cumprida, pois o mercado já projeta uma inflação de 6,7% ao ano. No entanto, a comunicação do Banco Central com o mercado tem reforçado o compromisso com a meta para 2009.”

Ainda de acordo com o professor, a decisão da reunião do Copom terá efeitos sobre a economia principalmente em 2009. “Ano que vem a retração em algumas economias deve contribuir para que os preços dos alimentos e da energia revertam à trajetória de alta”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira