Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2008 - 13:07

Centro Latino de Línguas dá dicas para conquistar o DELE

Exame de proficiência do idioma espanhol é reconhecido internacionalmente e abre portas para o mercado de trabalho e estudo.

O DELE (Diploma Espanhol como Língua Estrangeira) é o único certificado de língua espanhola reconhecido oficialmente para não-hispânicos pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte Espanhol. Esse diploma é aceito internacionalmente, e serve como “passaporte” para estudar em uma universidade de um país de língua espanhola.

As provas avaliam a capacidade oral e escrita do candidato. De acordo com Susana Zipman, diretora e tradutora juramentada do CLL – Centro Latino de Línguas, “o aluno deve estar bem preparado para enfrentar a prova, pois o vocabulário, a gramática, a conversação e alguns conhecimentos sócio-culturais são itens importantes. O candidato deve tirar todas suas dúvidas antes de fazer o exame” afirma.

O DELE possui três níveis de conhecimento, portanto, certificados diferentes, todos com prova escrita e oral. Para Suzana Zipman, “o candidato deve se preparar com calma para o exame, e verificar com o professor o nível adequado, pois não se pode tirar zero em nenhuma parte do teste” destaca. O nível inicial é destinado a candidatos que possuem nível básico de escrita e fala do idioma espanhol, já no nível intermediário, o candidato deve estabelecer uma conversação com o avaliador, além de redigir textos mais complexos e maiores. No nível avançado, as questões e a conversação e produção oral são mais difíceis e o vocabulário mais extenso.

Para a preparação do exame, o candidato deve ainda ler publicações de diferentes assuntos, consultar manuais de verbos, praticar conversação e compreensão oral. Apesar de nenhum livro ser obrigatório para a prova, há manuais específicos para este exame que podem ser consultados. Para a prova oral, é importante que o candidato preste atenção no que é solicitado pelo examinador e esteja calmo. “O aluno não deve se preocupar com a pronúncia, pois ele pode ter aprendido o idioma com professores argentinos, bolivianos, espanhóis e, por essa razão, o examinador deve considerar a diferença no sotaque, ele vai avaliar a capacidade de interpretação e o vocabulário do candidato”, afirma Susana.

Importante lembrar que este exame não avalia conhecimentos gerais como geografia, conceitos de literatura e história, mas sim, a língua, a escrita e o vocabulário no geral. Também não são avaliados conhecimentos didáticos e metodológicos, pois o DELE não certifica professores. Por isso, o candidato deve utilizar todo vocabulário e gramática que conhece e expor suas idéias ao avaliador para conseguir o certificado.

As inscrições para as provas do dia 22 de agosto podem ser feitas entre os dias 14 de julho e 1° de agosto. Informações sobre inscrições, datas do exame e locais no site www.diplomas.cervantes.es. | Site: www.cll.com.br

Perfil do CLL - Com mais de 15 anos no mercado, o Centro Latino de Línguas – CLL é especializado no ensino de espanhol e português para estrangeiros. As aulas podem ser realizadas individualmente, em pequenos grupos ou in company. Além disso, o instituto também oferece serviços como traduções simples e juramentadas para o espanhol e inglês, e serviço de intercâmbio internacional em parceria com renomados centros de idiomas na Argentina e Espanha. Dentre os principais clientes do CLL, destacam-se ABN Amro Bank, Editora Alto Astral, FOX, Intel, Natura, Pepsico, Samsung, Tilibra e Vivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira