Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2008 - 13:08

Associação Vaga Lume promove intercâmbio cultural entre crianças

Crianças do Pará e São Paulo se encontram, em Brasília, para discutir seus respectivos meio-ambientes.

A Associação Vaga Lume, por meio da Rede dos Vaga Lumes promove encontro inédito entre crianças do Pará e São Paulo, de realidades sócio-econômicas muito diferentes. As crianças vêm trocando cartas há mais de dois anos e estarão juntas pela primeira vez neste 1º Acampamento de integração Vaga Lume, que acontece em Pirenópolis, a 150 km de Brasília, de 26 de julho a 2 de agosto.

O 1º Acampamento de integração Vaga Lume reunirá 24 crianças e oito educadores de oito instituições educacionais do Pará e de São Paulo. São elas: Escola Municipal Santana de Tucumanduba – Soure / Pará | Escola Estadual Santa Luzia – Soure / Pará | Escola Municipal Roberto Remige – Castanhal / Pará | Escola Estadual Paulo Freire – Castanhal / Pará | Escola Municipal São Pedro – Castanhal / Pará | Escola de ensino fundamental Santa Terezinha (particular) – Castanhal / Pará | Colégio Oswald de Andrade Caravelas (particular) – São Paulo / SP | Projeto Anchieta – São Paulo / SP (Programa de Educação Complementar para crianças e adolescentes objetivando ampliar aptidões e conhecimentos que facilitem a educação formal, no Grajaú, em SP) | As crianças participantes têm entre 10 e 13 anos e fazem parte de um dos programas da Associação, a Rede dos Vaga Lumes, cujo objetivo é promover o intercâmbio cultural que incentiva e viabiliza a troca de correspondências entre a região norte e a região sudeste do Brasil. Por meio de cartas, trocadas desde 2006, as crianças têm a possibilidade de conhecer as tradições de cada lugar, quebrando estereótipos e fortalecendo a sua própria identidade.

Estão envolvidos na produção das cartas mais de 1700 alunos e 65 educadores. O grupo que se reunirá em Pirenópolis é uma representação deste universo.

O Acampamento de integração é o 1º do gênero no Brasil e tem como objetivo promover o encontro dessas crianças para refletir sobre o meio-ambiente de cada um. A proposta de integração é inspirada nas teorias desenvolvidas pelo educador polonês Janusz Korczak, o percussor da idéia dos direitos infantis.

“É interessante e importante conhecer uma nova cultura, novas pessoas, um novo lugar e muito mais.

Também para mostrarmos o que sabemos, para que as pessoas que são de outro lugar também possam se divertir como nós, aprendendo muita coisa sobre outra cultura, um novo lugar. Enfim, conhecer tudo.” Sandra Maestá Pereira – Aluna do 4º ano B

“Para mim a pesquisa é uma coisa que você pode achar na internet ou em livros. Intercâmbio você viaja, conhece novas culturas, novos costumes e hábitos. Você fala sobre sua cidade, suas culturas e sobre você. É uma coisa que vai mais a fundo do que só clicar em sites ou ler livros. Você viajando aprende muito mais.” Sofia R. – Aluna do 4º ano B

Durante os dias do acampamento, serão realizadas atividades promovidas pelo IPEC – centro de educação ambiental localizado em Pirenópolis – a fim de discutir o modo como cada criança enxerga o seu mundo. Elas irão trocar experiências e apresentar suas próprias culturas, aprendendo a conviver com os diversos costumes, respeitando e conhecendo suas diferenças.

1º Acampamento de integração Vaga Lume, de 26 de julho a 02 de agosto, Pirenópolis, a 150 km de Brasília.Telefone: (11) 3032-6032 | Site: www.vagalume.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira