Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2008 - 13:10

Jovens pedem mais ética e educação


Um grupo de estudantes entregou no dia 24 de julho (*quinta-feira), durante evento sobre ética, em Brasília, uma carta endereçada aos representantes dos três poderes na qual pedem um maior engajamento das autoridades e da sociedade com relação a esse tema e a inclusão da família em programas de educação. Os 19 jovens, das redes de ensino pública e privada de 11 estados e do DF, são vencedores com trabalhos em vídeo, ilustração e redação do Programa Vamos Falar de Ética, da Junior Achievement e patrocinado pela Brasil Telecom. A carta (anexa) foi recebida pelo senador Adelmir Santana, em solenidade de encerramento do programa, que beneficiou mais de 54 mil jovens em todo o País.

- Ailton Batista (categoria redação), do Centro Educacional 06 do Gama (DF), é vencedor do concurso pelo Distrito Federal || - Fernando Conforti e Gabriel Gossler (categoria ilustração), do Centro Federal de Educação Tecnológica, de Bento Gonçalves, são vencedores do concurso pelo Rio Grande do Sul. Eis a carta: [ Brasília, 24 de julho de 2008.

Aos excelentíssimos senhores representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário República Federativa do Brasil

Caros Governantes,

É um grande prazer, através desta carta, representar mais de 54 mil jovens distribuídos em doze unidades federativas, participantes do Programa Vamos Falar de Ética da Junior Achievement em parceria com a Brasil Telecom.

A ética nunca foi uma palavra tão pronunciada e tão pouco compreendida. O que seria ética se não o agir de forma correta? Precisamos compreendê-la e usá-la para extinguir os problemas que impedem a organização da sociedade. No entanto, como fazê-lo se a cada momento a cruel realidade sufoca as nossas esperanças de uma sociedade mais justa?

Para alcançar essa meta, precisamos de um maior engajamento das autoridades e da participação da sociedade, independente da sua classe social e cargo ocupacional, visando ao posicionamento individual em relação às atitudes éticas.

Sabemos que a educação é o início da construção dos valores éticos e morais, e que programas educacionais como o Vamos Falar de Ética objetivam o desenvolvimento do ser humano em sua forma de pensar e agir, uma vez que os jovens estão em formação de caráter e precisam de uma base para consolidar a maturação necessária de um cidadão.

Por esta razão, é fundamental a inclusão da família em programas de educação, pois é no seio familiar que se inicia a formação dos valores de cada indivíduo. Convocamos a mídia, na condição de formadora de opinião, a contribuir de maneira efetiva na disseminação de tais programas, informando e conscientizando os cidadãos.

É de suma importância salientar que o desenvolvimento do País carece de aperfeiçoamento dos setores de base, como: saúde, trabalho, segurança, educação e muita ética.

A ética forma pessoas e transforma realidades. Como falamos ao longo desta carta, a ética nos abre portas e nos mostra caminhos, nos dá forças para ir em busca de uma sociedade que muitos imaginam ser uma utopia, mas nós aceitaremos este desafio.

Caros Governantes, clamamos aqui para que nossas palavras não sejam ditas em vão. Queremos atitude porque, antes de tudo, somos cidadãos em busca de uma sociedade melhor! A todos, nosso muito obrigado! ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira