Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Música mobiliza comunidade catarinense

O Projeto Cantar, uma das iniciativas do Comunidade Educativa, está mobilizando os moradores do município de Gaspar, em Santa Catarina. Os voluntários das empresas Bunge, em parceria com a comunidade e a Secretaria de Educação, se uniram para transformar a Escola de Educação Básica Professora Angélica Souza Costa em um exemplo de mobilização social.

Localizada em um bairro que reúne famílias de baixa renda migrantes, a escola sempre enfrentou problemas como absenteísmo, desinteresse dos alunos, violência, entre outros. A iniciativa, coordenada pela Fundação Bunge, une alunos, familiares, voluntários e professores na busca de soluções que melhorem sua comunidade.

Iniciado em 2005, o Projeto Cantar oferece aulas de iniciação musical que abordam da cultura erudita até a cultura popular brasileira. A educação ambiental também tem espaço com a construção de instrumentos a partir de material reciclável.

A introdução destas atividades tem contribuído para que os alunos passem a gostar mais da escola e despertem o interesse pelo aprendizado.

“O Projeto Cantar tem sido um importante instrumento de integração da comunidade de Gaspar”, analisa Mauricio Schmidt, prefeito da cidade. “Mais do que educação de qualidade, as apresentações feitas pelos grupos aproximam os moradores do bairro do restante da cidade”, conta.

O prefeito enfatiza que a participação da iniciativa privada em projetos como este é essencial para colocar a educação como prioridade na administração pública. “Este ciclo traz benefícios a todos, ganhamos de todos os lados”, acrescenta.

Isaura Constantina Pereira, secretária de Educação do município, afirma que as ações estão contribuindo para melhorar a qualidade do ensino na cidade. “Iniciativas como esta estimulam toda a rede educacional a aliar cultura com educação, uma alternativa para transformar a realidade de nosso país”, conclui.

“O Cantar está permitindo que estes moradores, que antes não viam perspectivas de mudança, passem a enxergar a vida de um modo diferente”, analisa Isaura. Hoje, as apresentações do grupo já fazem parte da agenda cultural de Gaspar e cidades vizinhas. Em 2006, foram realizadas 27 apresentações que envolveram cerca de 10 mil pessoas.

A expectativa para a continuidade do projeto em 2007 é grande. Segundo a diretora Nilsa Gertrudes Sabel, diretora da Escola de Educação Básica Professora Angélica Souza Costa, os 200 alunos matriculados estão ansiosos com as aulas. “O sucesso que obtivemos em 2006 contribuiu para melhorar a disciplina da escola e trabalhou o desenvolvimento dos alunos como um todo”.

Para os próximos anos, o objetivo é transformar a escola em espaço de disseminação cultural do município, com a formação de grupos de canto, coral e exposições culturais. | www.fundacaobunge.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira