Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2008 - 11:14

Cuidado paterno e enfrentamento da violência

Adelma Pimental analisa um caso de violência paterna para propor um modelo ideal de cuidado familiar. Partindo de um fato concreto, a autora utiliza referenciais gestálticos para abordar a violência intrafamiliar e oferece sugestões para preveni-la. Sem fazer juízo de valor, ela constrói uma obra pautada na ética e no respeito aos direitos humanos.

O que separa um pai amoroso de um pai violento e abusivo? De que forma as atitudes tomadas pelos cuidadores se refletem na psique das crianças? É possível elaborar um modelo ideal de cuidado paterno numa época em que a violência se banaliza a cada dia? No livro Cuidado paterno e enfrentamento da violência (104 p.p., R$ 25,90), lançamento da Summus Editorial, a psicóloga Adelma Pimentel analisa o caso real de um pai que assassinou a ex-mulher e cometeu maus-tratos contra a prole, tendo inclusive abusado sexualmente de suas duas filhas. Partindo de fatos reais e de entrevistas realizadas com esse pai – que se encontra preso – e com uma das filhas dele, a autora utiliza referenciais gestálticos para abordar a violência intrafamiliar e oferece sugestões para preveni-la.

“A violência intrafamiliar é um tipo de violência que pode repercutir no desenvolvimento emocional, cognitivo ou social de uma criança, especialmente quando é provocada pelo cuidador consangüíneo”, diz a autora. O cuidado, segundo ela, não é uma demanda moral da vida cotidiana: “É uma escolha que integra a ontologia das relações humanas éticas. O pai, a despeito dos sintomas decadentes que suas funções vêm sofrendo, junto com as da mãe, é um dos suportes indispensáveis ao cuidado primário dos filhos e à elaboração da herança ética”, afirma.

O objetivo da obra é fazer um contraponto entre o cuidado e a violência praticados pelo pai no âmbito doméstico. Partindo da perspectiva gestáltica, a autora constrói sua análise utilizando interlocuções entre o tema e panoramas acerca da manifestação da violência contra a mulher e os filhos. “A proposta é permitir que profissionais de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, que atuam em instituições de acolhimento ou públicas, conheçam alguns aspectos da violência sexual intrafamiliar, além de trabalhar pela reinserção da criança ou adolescente vítima de maus-tratos à família”, explica Adelma.

Delineando aspectos da subjetividade masculina e da paternidade cuidadosa, ela focaliza alguns modelos de tratamento do agressor e propõe modos de efetivar a prevenção à violência fortalecendo a nutrição psicológica das crianças. Essa “nutrição psicológica”, segundo a autora, envolve desenvolvimento social, emocional e o psicológico de crianças e adolescentes.

“É com base nesses elementos psicológicos, desde o nascimento, que a criança se desenvolve emocional e socialmente e pode se tornar um ser humano completo. A função de fornecer esses alimentos é dos “cuidadores”, ou seja, os responsáveis pela educação e pelo desenvolvimento: pais, professores e profissionais da área de saúde”, afirma.

É importante ressaltar que a autora não se contenta em abordar o aspecto patológico da violência. Ela faz uma análise detalhada de diversos fatores que podem contribuir para que o cuidador se transforme em algoz. No seu relato, Adelma ainda ajuda o leitor a refletir sobre o melhor caminho para educar com amor e respeito.

Autora - Adelma Pimentel tem pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano na Universidade de Évora, em Portugal. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFPA e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas/Laboratório de Desenvolvimento Humano (Nufem) da mesma instituição. É responsável pela editora Centro de Desenvolvimento da Adolescência.

Seu projeto atual de pesquisa investiga as relações entre subjetividade feminina/masculina e violência intrafamiliar. Orienta trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado e mantém intercâmbio com a Gestalt que se produz na academia e participa de várias comissões editoriais.

Autora: Adelma Pimentel | Editora: Summus Editorial | 104 páginas | Preço: R$ 25,90 | ISBN: 978-85-323-0510-7 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira