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Governador Sérgio Cabral anuncia investimentos em trens e metrô


O governador Sérgio Cabral anunciou dia 7 de fevereiro, durante viagem inaugural do 11º trem coreano entregue à SuperVia, os próximos investimentos do governo do estado no sistema ferroviário. De acordo com o governador, o objetivo é dobrar, ainda em sua administração, o número de passageiros transportados diariamente, passando de cerca de 420 mil para 800 mil.

Cabral também reafirmou a intenção de avaliar com a concessionária do metrô a possibilidade de estabelecer a ligação direta da Linha 2 com a estação Central do Brasil, através dos trens da SuperVia, sem necessidade da atual baldeação na estação Estácio de Sá. Segundo o governador, o estado também negocia com a Opportrans a instalação do metrô de superfície até Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Com isso, o sistema metroviário poderá aumentar em mais 200 mil passageiros por dia o total de usuários.

– Nossa meta é racionalizar o sistema de transporte, estabelecer o bilhete único e fortalecer o transporte de massa de qualidade, proporcionando ao usuário uma melhor qualidade de vida – definiu o governador.

O estado promete entregar até final de março os últimos nove trens coreanos que estão em fase de testes sob responsabilidade da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), órgão da Secretaria de Estado de Transportes. As composições, no total de 20, foram compradas por US$ 100 milhões ao consórcio Mitsui com recursos do PET (Programa Estadual de Transportes), sendo 60% financiados pelo Banco Mundial e o restante pelo Tesouro Estadual. Os trens foram fabricados pela empresa sul-coreana Rotem e os equipamentos (motores de tração e alternadores, entre outros) pela japonesa Toshiba.

A Central também contratou fábricas estabelecidas no país para reformar mais 50 trens, com recursos do PET. Dezoito deles serão com ar-condicionado e doze já foram colocados em operação pela SuperVia.

– O estado vai terminar até abril a reforma dos últimos seis trens refrigerados. Com isso, chegaremos a 38 trens com ar-condicionado: 20 novos e 18 reformados – contabilizou Cabral.

O governador acrescentou que esta quantidade de trens refrigerados representa um quarto da frota que a SuperVia tem em operação, em torno de 170 unidades.

– Ao mesmo tempo, metade dos usuários usa um quarto da frota. Portanto, vamos poder atender com ar-condicionado cerca de 50% dos 420 mil passageiros que usam trens diariamente – especificou.

Na época dos Jogos Pan-Americanos, a SuperVia promete colocar praticamente toda a frota de trens refrigerados para servir os locais de jogos, como Maracanã, Engenhão e Deodoro. A concessionária garante que terá capacidade para transportar 30 mil passageiros por hora para os estádios.

O governador ainda informou que o governo do estado, junto com a SuperVia, irá recuperar o ramal ferroviário entre Niterói e Itaboraí, com capacidade para transportar 150 mil passageiros por dia, e modernizar o ramal entre Saracuruna, em Duque de Caxias, e Guapimirim, na Baixada Fluminense.

– Este trecho é absolutamente dantesco, onde os trens andam a oito quilômtros por hora, a malha ferroviária é invadida e há riscos para os passageiros. Lá precisamos ter um projeto físico de recuperação e de compra de trens – afirmou.

Cabral também garantiu que o governo do estado irá recuperar as estações ferroviárias. A primeira, segundo o governador, será a de Engenho de Dentro, em função dos Jogos Pan-Americanos. Em parceria com a prefeitura do Rio, serão investidos R$ 5 milhões na reforma da estação, que fica ao lado do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, destinado às provas de atletismo do Pan.

– Ela terá novas plataformas e estará ligada diretamente ao Engenhão. Será uma estação das mais modernas – encerrou.

Também participaram da viagem inaugural o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente da SuperVia, Amin Alves Muarad.

Foto: Governador Sérgio Cabral, Presidenta da Supervia, Amin Alves Muarad e o Secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes com a passageira Dna. Célia da Silva | Crédito Ignácio Ferreira

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