Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2008 - 12:03

Grupo Pão de Açucar anuncia “Qualidade desde a origem”

O Grupo Pão de Açúcar anunciou no dia 28 de julho (segunda-feira), o programa “Qualidade desde a origem”, em encontro anual realizado com fornecedores,. Dentro do seu compromisso de promover qualidade de vida, a empresa é pioneira no projeto que permitirá monitorar integralmente – do campo ao consumidor - todo o processo de produção de produtos in natura comercializados pelas lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, Extra Perto, Extra Fácil, CompreBem e Sendas.

Com o propósito de promover controle efetivo do uso de agrotóxicos, a iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos últimos dois anos foram investidos R$ 3 milhões no programa incluindo desenvolvimento e implantação do Paripassu (software de rastreabilidade), do CDF – Controle de Desempenho de Fornecedor, incluindo check-list (ficha técnica), análises de resíduos (química e microbiológica), auditoria de campo e performance de recebimento, além da capacitação dos fornecedores.

Em 2008, serão aplicados mais R$ 2 milhões, incluindo também as ações para divulgação do programa. “O programa estabelece diretrizes que garantem um produto in natura de maior qualidade com acompanhamento integral, desde o cultivo até o consumidor final”, define Leonardo Miyao, diretor comercial de FLV do Grupo Pão de Açúcar. “Utilizamos um sistema totalmente informatizado que permitirá o monitoramento de defensivos agrícolas e o controle de contaminações por microorganismos, como vírus e bactérias”, completa.

No programa piloto de análises de resíduos iniciado pelo Grupo em 2004 já foram avaliadas mais de 4.000 amostras. Entre 2004 e 2006, foram 3.887 análises realizadas, 82% delas estavam dentro dos padrões de conformidade, 14% não possuíam registro e 4% apresentavam resíduos acima do permitido. Para estes casos, a companhia promoveu reuniões com fornecedores informando sobre as irregularidades identificadas e promoveu orientações para ações corretivas, aliadas as auditorias técnicas realizadas no campo.

Com foco nos produtos de maior histórico de irregularidades, houve acentuada redução nos índices de contaminações (2007). Das 305 amostras pesquisadas em 2007, apenas 1% apresentavam não-conformidades. O nível de conformidade aumentou para 95% e somente 4% apresentaram substâncias não legisladas – queda de 10 pontos percentuais. As análises são realizadas por laboratórios independentes e reconhecidos e seguem os padrões do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da ANVISA.

Agências reguladoras nacionais e internacionais têm recebido várias denúncias de uso inadequado de agrotóxicos nas plantações. “Além de monitorar e promover um acompanhamento mais detalhado das atividades de produção, o programa contribui para melhoria dos processos de cultivo e conscientização do uso correto de aditivos junto aos fornecedores”, destaca Miyao. Os resultados também irão subsidiar as ações de fiscalização e de vigilância sanitária.

O programa “Qualidade desde a origem” conta com várias etapas envolvendo todo cadeia de produção: 1) Produtor: O fornecedor passa por uma interface eletrônica para ingresso de dados de quanto é produzido, rastreando o produto no campo, com indicadores de desempenho e ações corretivas quando necessário. Também será permitido através desse sistema, o suporte ao controle de certificação e rotulagem de produtos, incluindo os orgânicos, controle produtivo e de custos como forma de apoio e gestão da produção, propiciando vínculos comerciais de longo prazo.

2) Varejo/ Grupo Pão de Açúcar: Foco maior no desenvolvimento do fornecedor com scorecard dos que apresentam melhor performance e evolução. Processo de evolução contínua da oferta das mercadorias (desde o recebimento nos CDs até chegada nas lojas). Viisão integrada.

3) Consumidor: Garantia de frutas, verduras e legumes com um alto padrão de qualidade e maior segurança alimentar, numa próxima etapa, as informações sobre o produto e fornecedor poderão ser acessadas on-line.

Além disso, com a ação e com as parcerias firmadas, o Grupo poderá subsidiar negociações internacionais no âmbito Codex Alimentarus e do Mercosul, com o fornecimento de informações para o Ministério da Agricultura que permite orientar e fiscalizar os produtores na utilização de agrotóxicos e futuramente ampliar as informações aos consumidores.

O lançamento oficial do programa acontece no 4º Encontro Anual de Fornecedores do Grupo Pão de Açúcar que será realizado na sede da companhia com a presença do presidente da Abras, Sussumu Honda, do gerente geral de toxicologia da Anvisa, Ricardo Veloso e o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco. Também participam do encontro 400 fornecedores de várias regiões do país e exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira