Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2008 - 11:01

PINI comemora 60 anos com recorde de faturamento

No ano em que completa 60 anos de fundação, o Grupo PINI, líder no mercado profissional de comunicação e tecnologia especializada em construção, engenharia civil e arquitetura, registra o melhor desempenho de sua história. Em 2007, a empresa faturou cerca de R$ 26 milhões e a expectativa para 2008 é alcançar a marca de R$ 30 milhões.

A receita de sucesso está ligada ao atual ciclo de crescimento do construbusiness mais, principalmente, a um planejamento estratégico que contempla os investimentos na melhoria e ampliação da linha de produtos e serviços, a uma rígida disciplina financeira e a mecanismos eficientes de controle gerencial.

Segundo o presidente do Grupo PINI, o economista Ademir Pautasso Nunes, esse plano foi implantado em 2002, época em que a empresa passava pela transição de gestão familiar para profissional. A companhia segue hoje as diretrizes de um Conselho de Administração do qual fazem parte a família Pini, a Janos – braço de investimentos dos controladores da Natura, a BLM Venture Capital e o IdeiasNet – holding de investimentos em empresas de tecnologia.

Desde a entrada dos novos acionistas, o grupo PINI passou por uma ampla reestruturação, tanto na estrutura organizacional e administrativa quanto na linha de produtos. As publicações periódicas passaram por mudanças gráficas e editoriais, além de ganharem periodicidade mensal. A aposta na qualidade do conteúdo especializado das publicações surtiu efeito. Hoje, as receitas do grupo na área editorial estão equilibradas entre assinaturas e publicidade, prova da fidelidade dos leitores especializados da PINI.

As revistas representam cerca de 60% do faturamento global da empresa. São elas: Construção Mercado que, recentemente, foi desmembrada em duas publicações: Guia da Construção – Custos, Suprimentos e Soluções Técnicas, e Construção Mercado – A Revista dos Negócios de Incorporação e Construção; AU – Arquitetura e Urbanismo; e Téchne – A Revista do Engenheiro Civil que, juntas, contabilizam uma tiragem de 46 mil exemplares. Todas possuem circulação a pagamento.

A editora também lançou, em 2005, em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a revista Equipe de Obra, com periodicidade bimestral. O título é dirigido aos mestres-de-obras, técnicos em edificações, pedreiros, aplicadores e pequenos prestadores de serviços. Com tiragem de 35 mil exemplares e circulação dirigida, a revista nasceu para suprir a falta de canais de comunicação eficientes para este público, formado por importantes formadores de opinião na especificação e compra de materiais de construção. “A publicação é cada vez mais reconhecida e valorizada pelos leitores, que se apegam ao caráter didático, prático e profissional da revista. Sabemos, no entanto, o quanto é difícil encontrar empresas, entidades e profissionais realmente comprometidos com o assunto”, afirma o presidente do Grupo PINI. “Gostaria de colocar publicamente a revista Equipe de Obra a serviço de todas as iniciativas sérias de formação e treinamento da mão-de-obra no País”, ressalta Nunes.

Considerando uma média de três leitores por exemplar, estima-se que a PINI alcance mais de 240 mil profissionais em todo o Brasil. Entre 2002 a 2008, as receitas decorrentes das vendas de assinaturas das publicações quintuplicaram e continuam subindo. “É um crescimento fascinante, que se deve aos investimentos contínuos nas revistas”, destaca o executivo.

Consolidação do portal PINIweb - Uma das apostas da companhia é a WEB. O portal PINIweb possui cerca de 90 mil usuários cadastrados e já se consolida como importante canal de vendas de livros, softwares e assinaturas de revistas, além da publicidade online.

Hoje, a estratégia da PINI voltada para esse meio pode ser dividida em duas frentes. A primeira é consolidar o portal PINIweb como principal canal de informações online para os profissionais da indústria da construção civil. “Para isso, modificamos a estrutura da redação das revistas e a integramos totalmente com as necessidades da WEB, que exige cobertura diária dos acontecimentos do setor. Os nossos jornalistas escrevem tanto para o papel quanto para a WEB. É fácil perceber os resultados acessando o site”.

O próximo passo nessa etapa consiste na plena integração entre o portal PINIweb e os sites específicos das revistas Construção Mercado (www.construcaomercado.com.br), Téchne (www.revistatechne.com.br), AU (www.revistaau.com.br) e Equipe de Obra (www.equipedeobra.com.br), além do desenvolvimento e aplicação de conceitos da chamada WEB 2.0, que vai permitir, por exemplo, o geo-posicionamento das obras a partir do Google Earth.

Outros produtos e serviços - O Grupo PINI também se destaca como a principal empresa brasileira de soluções de informática para arquitetura e engenharia civil. Desenvolve e comercializa softwares importantes para o mercado da construção civil, como o Volare, para orçar, planejar, controlar e fiscalizar obras; o Versato, sistema integrado para administração de construtoras, empreiteiras e incorporadoras; e o ArchiCAD, software integrado ao Sistema BIM (Building Information Modeling), que permite a elaboração de projetos em 3D (três dimensões).

A empresa também dispõe de um departamento de livros e manuais técnicos, que edita publicações indispensáveis para profissionais dos diversos segmentos da construção civil. É pioneira em soluções para orçamento de obras e possui entre suas publicações mais vendidas e utilizadas pelas construtoras o TCPO – Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos, a mais completa e confiável base de dados da construção civil no País.

Na área de eventos promove, durante o ano todo, o Road Show – Circuito Nacional de Palestras Técnicas gratuitas, com duração de um dia, que percorre as principais capitais e cidades brasileiras; seminários e fóruns dirigidos aos profissionais de toda cadeia produtiva da construção; e o Construtech - Encontro Internacional dos Profissionais da Construção (de 21 a 23 de outubro), que ocorre anualmente.

O grupo conta ainda com a PINI Serviços de Engenharia (PSE), que oferece consultoria especializada para construtoras e contratantes de obras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira