Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2008 - 11:12

ABM entra para o seleto grupo das organizações certificadoras de pessoas

A Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – ABM acaba de ser reconhecida nacionalmente como organização certificadora de pessoas. A acreditação concedida pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade – abrange a ocupação de operador de ponte rolante, pórticos e semi-pórticos. A ABM é o 9º organismo de certificação de pessoas acreditado pelo Inmetro no País.

Celebrada com grande entusiasmo pela comunidade mínero-metalúrgica, a entrega da láurea foi um dos destaques da cerimônia de abertura do 63º Congresso Anual da ABM, na noite de segunda-feira (28), no Mendes Convention Center, em Santos.

“É uma conquista que deve ser comemorada por todos. Pela entidade, por ter reconhecida sua competência para certificar pessoas. Pelos operadores, porque, além da oportunidade de atualizar aptidões e de crescimento na carreira, passam a ter um diferencial reconhecido nacionalmente. E, pelas empresas, porque terão aumentado o nível de excelência da sua produção”, disse o presidente da ABM e da ArcelorMittal Brasil, José Armando de Figueiredo Campos ao receber o diploma das mãos do coordenador geral de acreditação do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira.

Segundo Figueiredo Campos, é preciso centrar esforços na formação e qualificação de pessoas, principalmente agora em que já se detecta uma carência de profissionais para atender o setor. “Este será um dos grandes desafios a ser transposto, sob risco de comprometer o desenvolvimento e a competitividade da indústria mínero-metalúrgica, que se encontra em um momento espetacular de crescimento”.

E é nesta direção que a ABM – entidade que há 64 anos promove e difunde o conhecimento técnico-científico e de gestão nas áreas de mineração - vem concentrando suas ações. Desde 2004, desenvolve o Programa Nacional de Certificação de Operadores – PNCO – com o objetivo de elevar a competência dos operadores de máquinas e equipamentos e reconhecer, formalmente, a qualificação desses profissionais.

O PNCO está estruturada segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17024:2004 e está descrito em Manual, onde constam, entre outras informações, o objetivo do programa, as referências normativas e os requisitos de certificação para cada ocupação.

“As normas dizem respeito à qualificação e certificação do operador, considerando as atribuições da ocupação, os conhecimentos tecnológicos necessários, as competências, a aplicação do conhecimento, as habilidades, tempo de experiência na ocupação e as regras de qualificação”, explica o gerente de Qualidade e Certificação da ABM, Hélio Rodrigues.

Direcionado à capacitação dos profissionais de nível técnico, o PNCO já emitiu 1.763 certificados, sendo 1.016 para operadores de ponte rolante. “Em junho do ano passado solicitamos a acreditação junto ao Inmetro e, desde então, todo o sistema de certificação da ABM passou por análise e auditoria”, diz Hélio.

O PNCO também aplica exames para operadores que atuam nas áreas de Aciaria, Alto-forno, Coqueria, Sinterização e Laminação a Quente. Para ampliar o rol de ocupações a serem certificadas, outros sete comitês da ABM estão trabalhando na elaboração das normas para operadores de Laboratório, Máquinas Operatrizes, Máquinas Ferroviárias, Energia e Utilidades, Máquina de Elevação de Carga, Pelotização e Inspetores de Qualidade. || www.abmbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira