Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2008 - 11:30

Indústria do plástico firma parceria para coleta e reciclagem de Isopor® em Santana de Parnaíba

Projeto piloto realizado há 10 meses aponta uma média de 5 toneladas ao ano de resíduos de Isopor® coletados na região, que serão destinados à reciclagem. Essa iniciativa envolve a Plastivida, o Instituto Tamboré, a Cooperativa Avemare e o Ipesa

A indústria do plástico firma parceria para a coleta e reciclagem de poliestireno expandido e extrudado (EPS e XPS), mais conhecido no Brasil pela marca Isopor®. Nem todos sabem, mas o Isopor® é plástico e é 100% reciclável. Reciclado, pode se transformar em vários produtos, como molduras de quadros, rodapés e réguas, para uso escolar.

A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos – através do Projeto Repensar -, o Instituto Tamboré, a Cooperativa Avemare e o Instituto de Projetos e Pesquisas Sócioambientais (Ipesa), assinaram no dia 29 de julho (terça-feira), um Acordo de Cooperação Mútua para coleta e reciclagem do Isopor® descartado no município de Santana de Parnaíba. A coleta será feita nos pontos já atendidos pela Avemare - condomínios residenciais de Tamboré e Alphaville, empresas, lojas e escolas – e estendida conforme a expansão da área de atuação da cooperativa.

O teste piloto dessa parceria, que já acontece há 10 meses, rendeu 4 toneladas de resíduo de Isopor®, uma média de 400 kg por mês. A expectativa é de que sejam coletadas e recicladas mais de 5 toneladas por ano. “É uma quantia expressiva de material e, levando em conta o potencial das entidades envolvidas, as expectativas são de se dobrar esse volume nos próximos dois anos”, explica Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

A coleta de todo Isopor® descartado no município de Santana de Parnaíba será realizada pela Avemare - Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança. “A quantidade de Isopor® que chega à Avemare é muito pequena perto do que poderia ser. Por isso, a essa parceria será muito importante para valorizar a coleta desse tipo de material, que pode ser reciclado e pouca gente sabe. A quantidade certamente vai aumentar daqui pra frente”, prevê a vice-presidente da Avemare, Claudiene Pereira do Nascimento. Posteriormente, todo o Isopor® coletado será destinado à Proeco, parceira do Projeto Repensar, que fará então a reciclagem do material.

Já o Instituto Tamboré, que desde outubro de 2006 financia a capacitação dos cooperados da Avemare, comemora mais este grande passo para ampliar o programa público de coleta seletiva na região. “Continuaremos apoiando o trabalho da Avemare por meio do financiamento da capacitação em educação ambiental, administração e produção, além das campanhas de divulgação em Santana de Parnaíba e da articulação do contato com outras empresas e organizações do entorno”, adianta a gestora do Instituto Tamboré, Amanda Lage.

O papel do Ipesa nesse acordo é dar suporte à Avemare no desenvolvimento de campanhas de conscientização sócio-ambiental nos condomínios residenciais, empresas, lojas e escolas do município de Santana de Parnaíba. “Nossas expectativas são muito boas e, levando em conta as campanhas de conscientização que desenvolveremos na região que inclui a parceria, certamente vamos elevar nossa capacidade de coleta do Isopor®, que hoje já atinge uma média de 400 kg por mês”, comenta do diretor presidente do Ipesa, Augusto Vieira. Segundo ele, essa parceria é o primeiro passo para o desenvolvimento de um novo projeto em longo prazo. “Entre 2009 e 2010, temos a idéia de montar uma linha de beneficiamento (recicladora) de sacolas plásticas na Cooperativa Avemare”, afirma.

Estimular a coleta seletiva do plástico e, portanto, do Isopor® é um dos objetivos da Plastivida. Para conscientizar a sociedade de que o material é um plástico reciclável, a entidade criou o Projeto Repensar que faz a ponte entre quem descarta e quem recicla o Isopor®. “Sobretudo, precisamos conscientizar a sociedade que este produto tão versátil e, por isso, fortemente presente em nosso cotidiano, deve ser reciclado”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo.

Os resultados da primeira parceria - Em outubro de 2007, a Plastivida, através do Repensar, firmou a parceria, para coleta e reciclagem de Isopor®, com a rede varejista de supermercados Carrefour. Entre maio de 2007 e junho de 2008 foram recicladas mais de 29 toneladas de Isopor®, uma média de 2 toneladas por mês.

A perspectiva é de dobrar essa capacidade, em função das adesões de mais 31 lojas do Carrefour ao programa, até o final deste ano. Hoje essa parceria já conta com 29 lojas trabalhando ativamente, sendo 11 na cidade de São Paulo; 7 na grande São Paulo; e 11 no interior e litoral do estado.

No Brasil são produzidas cerca de 56 mil toneladas de EPS e 19,2 mil toneladas de XPS por ano. Desse total são reciclados aproximadamente 5%.

“O que difere essa nova parceria com a do Carrefour, é que a Plastivida sai do âmbito empresarial e envolve diretamente os cidadãos. Com isso teremos a oportunidade de conscientizar o consumidor final que o Isopor® é um plástico e é 100% reciclável. Essa parceria alcançará, num primeiro momento, direta e indiretamente cerca de 40 mil pessoas de toda a região de Santana de Parnaíba”, explica o presidente da Plastivida.

Projeto Repensar - Características como a leveza e a capacidade de isolamento acústico garantem um lugar de destaque para o Isopor® na vida moderna, presente em embalagens diversas. Tendo em vista este crescente uso deste plástico, o Projeto Repensar tem por objetivo buscar soluções integradas para a coleta, reciclagem e aproveitamento do Isopor®. Empresas como Basf, Dow, Knauf, Innova, Meiwa, MultPolymer, Proeco e Termotécnica são fundadoras do projeto.

Perfil da Plastivida - É a Entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna e promover sua utilização ambientalmente correta, ao mesmo tempo em que prioriza iniciativas de responsabilidade social.

A Plastivida faz parte do Plastics Global Meeting, Encontro mundial das entidades congêneres da Comunidade Européia, Estados Unidos, Canadá, Japão, México, Argentina, Austrália e China, compartilhando novos conhecimentos e tendências.

Esse acervo, por si só, credencia a Plastivida a enfrentar os novos desafios decorrentes das rápidas e profundas transformações do mundo contemporâneo, onde uma nova consciência social e ambiental exige posturas responsáveis e cada vez mais atuantes. É neste particular que se insere a ação do Instituto, mostrando a importância da contribuição da cadeia produtiva dos plásticos para o bem-estar da sociedade brasileira.

Perfil do Isopor®*: . Ao ser destinado para usinas térmicas para a geração de energia, o Isopor® se transforma em gás carbônico e vapor d´água. | . Sua fabricação não representa nenhum risco para a saúde das pessoas nem para o meio ambiente. | . O Isopor® não causa danos à camada de ozônio por não usar no seu processo de fabricação o gás CFC. | . Por ser um plástico muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia. | . A utilização do Isopor® no isolamento térmico de edifícios proporciona economia de energia, contribuindo para reduzir as emissões de gás carbônico e dióxido de enxofre. | . As embalagens de Isopor®, além de protegerem os produtos, poupam combustível no transporte, pois seu peso é muito pequeno. | . O Isopor® não é solúvel em água e não libera substâncias para o ambiente. | . O Isopor® representa pequena parte dos resíduos sólidos urbanos (menos de (0,1%). | .O Isopor® não contamina os alimentos. | www.plastivida.org.br

Perfil do Instituto Tamboré - Fundado pela Tamboré S/A, empresa de desenvolvimento urbano com 26 anos de existência, o Instituto Tamboré tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da região onde atua por meio de ações de conservação e educação ambiental e da criação de oportunidades para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A atuação do Instituto ocorre em três frentes principais: educação ambiental, desenvolvimento social e conservação ambiental. Dentre os programas, o destaque fica para o convênio firmado com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, que regulariza a participação do Instituto junto à Reserva Biológica Tamboré, unidade de conservação ambiental do município.

O Instituto Tamboré é qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e certificado como “Entidade Ambientalista” pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Iniciativas do Instituto Tamboré.: Educação ambiental: Programa Escola Amiga da Terra – lançado em 2007, este programa foi criado pelo Instituto Tamboré com a finalidade de levar a educação ambiental às escolas por meio da capacitação de educadores. Em sua primeira edição capacitou 90 professores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Santana de Parnaíba.

Clubinho Amigos da Terra – programa de educação ambiental que tem como objetivo desenvolver a consciência ambiental e o respeito pela natureza no público infantil. Através de brincadeiras educativas, troca de informações e de atitudes cotidianas, as crianças do Clubinho Amigos da Terra podem exercer o papel de agentes transformadores, contribuindo para a preservação do planeta.

Água é vida. Pegue esta onda – um tema relevante para o Instituto Tamboré é o consumo responsável de água. Para tanto, criou o programa "Água é vida. Pegue esta onda", que promove ações de sensibilização junto à população da região e lança materiais educativos que são colocados para download gratuito no site.

Desenvolvimento social - Programa Tá Limpo – criado pelo Instituto Tamboré com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental e o desenvolvimento social. Ele foi implantado com sucesso na sede da Tamboré S/A e no Shopping Tamboré, onde atinge em média 35 mil pessoas/dia. O destaque do programa é a parceria estabelecida com a CooperYara, cooperativa formada por ex-catadores de lixo de Barueri que recebe todo material separado nas empresas.

Lixo da Gente - Reciclando cidadania – o Instituto Tamboré apóia o Programa Lixo da Gente, uma iniciativa da Avemare -Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança- no município de Santana de Parnaíba. O programa tem como objetivo estimular a prática da coleta seletiva em Santana de Parnaíba e gerar trabalho e renda por meio da cooperativa. O programa tem três eixos de atuação: residências, empresas/indústrias e escolas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira