Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2008 - 12:28

Call for Action: Movimento Global Forum inicia construção de projetos de educação e sustentabilidade

Na chamada para a ação, participantes elaboram propostas para colocar em prática as 80 proposições resultantes do GFAL.

O Call for Action (chamada para ação), encontro organizado pela Unindus, universidade corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com apoio do Sesi e em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, Case Western Reserve University (EUA) e Instituto Ethos, começou no dia 29 (terça-feira). Primeiro desdobramento do Global Forum America Latina, evento que reuniu, em junho, mais de 1.300 empresários, representantes da academia, do setor público e da sociedade civil para repensar o papel dos negócios, com foco na sustentabilidade, o Call for Action busca, agora, construir projetos que visem aliar educação, negócios e sustentabilidade.

“O que faremos aqui irá pautar ações com foco na sustentabilidade no que diz respeito às entidades de ensino superior”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Durante o Global Forum, lembrou Rocha Loures, o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães, anunciou que todos os cursos deverão incluir a sustentabilidade em seu conteúdo. “Para mim, isso foi uma validação da proposta do Global Fórum, que foi promover uma reflexão do tema no âmbito do ensino superior, especialmente no que diz respeito aos cursos voltados para negócios”, afirmou o presidente da Fiep.

Para os trabalhos no Call for Action, as 80 proposições resultantes do Global Fórum foram agrupadas em cinco grandes categorias: Formulação e implantação de políticas públicas; Geração e gestão do conhecimento da sustentabilidade; Reformulação da educação de forma transversal; Articulação de parcerias em redes; Nova Ética - Valores e protagonismo individual. Os participantes irão dedicar dois dias para elaborar estratégias de ação para colocar em prática as propostas. Os resultados serão apresentados na tarde de quarta-feira (30).

Sonhos e realidade ­- O consultor em desenvolvimento organizacional e representante da organização Brahma Kumaris no Brasil, Ken O’Donnel, conduz as atividades com os participantes do Call for Action. “É um momento muito especial porque no encontro de junho sonhamos bem alto e as idéias que surgiram são muito especiais. Agora, nossa missão é aterrissar os sonhos, dar forma a eles e fazer com que realmente alguma coisa aconteça e que as iniciativas encontrem para onde ir”, ressaltou.

“Sairemos daqui com iniciativas locais e nacionais, mas, além disso, com algo concreto em que cada um pode fazer a sua parte”, acrescentou O’Donnel.

Ações em todo mundo – Estados do Norte e Nordeste do Brasil também estão se mobilizando para refletir sobre educação e sustentabilidade, tomando como base o Global Forum, realizado em Curitiba. A primeira iniciativa acontecerá em São Paulo, dias 20 e 21 de agosto, um encontro preparatório para o Call for Action, que acontece dias 20 e 21 de novembro.

O Banco Bilbao Viscaya decidiu apoiar um evento nesses moldes na Espanha e, na América Latina, o tema será foco de discussão no encontro do Conselho de Empresários da América Latina (Ceal), de 11 a 13 de setembro, em Santa Cruz de La Sierra; e na Assembléia Anual de Decanos das Escolas de Negócio Cladea 2008 (Consejo Latinoamericano de las Escuelas de Administración), em Puebla, no México, de 22 a 25 de outubro, onde o presidente da Fiep será um dos palestrantes convidados.

“Esse resultado demonstra o interesse em fazer a educação e o desenvolvimento de novos produtos em benefício do mundo. O objetivo é construir soluções”, disse Rocha Loures. | www.fiepr.org.br | crédito da foto: Rogério Theodorovy.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira