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30/07/2008 - 12:50

Colômbia oferece oportunidades para setores de tecnologia

Apex-Brasil realizou estudo de mercado sobre o país. Documento irá subsidiar evento Brasil Tecnológico, que acontece em setembro.

Com o quinto maior PIB da América Latina, a terceira maior população e uma economia em crescimento, a Colômbia oferece inúmeras oportunidades de negócios para as empresas brasileiras. Um estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) traça um panorama do mercado colombiano para setores intensivos em tecnologia, como eletroeletrônicos, Tecnologia da Informação, plásticos, equipamentos médico-odontológicos, entre outros.

O estudo dá suporte à realização do evento Brasil Tecnológico, que acontece em setembro, em Bogotá, e tem o objetivo de promover a imagem do Brasil como um fornecedor qualificado de produtos de base tecnológica.

No dia 24 de julho (quintaf-eira), em São Paulo, o seminário Oportunidades para Produtos Brasileiros na Colômbia apresentou a cerca de 60 empresários brasileiros os detalhes do mercado colombiano. Camila Meyer, da Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil, explicou os principais dados do estudo de mercado. Carlos Eduardo Rodríguez, da Proexport – agência colombiana homóloga à Apex-Brasil - fez uma apresentação sobre a economia do seu país e as facilidades para as empresas brasileiras exportarem ou abrirem filiais lá. Além disso, representantes dos setores de máquinas e equipamentos, defesa, equipamentos médico-odontológicos, plásticos e eletroeletrônicos falaram sobre as impressões que tiveram do mercado ao participar de missão prospectiva ao país, organizada em maio, pela Apex-Brasil.

Comércio Bilateral - O comércio bilateral entre Brasil e Colômbia vem crescendo ao longo dos anos. O Brasil é superavitário, tendo exportado US$ 2,338 bilhões ao país no ano passado e importado US$ 426 milhões. O país é um dos principais fornecedores da Colômbia, ocupando o 4º lugar no ranking dos que mais vendem para lá.

Desde 2002, a Colômbia tem sido uma das mais estáveis economias da região. Boas políticas de governo, crescimento estável e baixa inflação têm contribuído para a atração de novos investidores ao país. De acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatística – DANE, da Colômbia, o produto interno bruto do país cresceu 6,8% em 2006, e mais de 7,5% em 2007, atingindo US$ 171,6 bilhões. O forte crescimento é explicado, sobretudo, pela grande expansão do setor da construção, que cresceu 12,2% de janeiro a setembro do ano passado e da indústria e manufatura, que cresceu 11,9% no mesmo período. O Economist Intelligence Unit afirma que o crescimento do PIB deve alcançar 5,5% em 2008 e 4,4% em 2009.

Outro ponto positivo na economia colombiana é a implantação do Plano Nacional de Desenvolvimento e do recém lançado Plano Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicações. O objetivo do governo com tais planos é alavancar os investimentos em infra-estrutura, educação, transportes, telecomunicações, saúde, entre outros. Com isso, abre-se uma boa oportunidade para empresas brasileiras, que poderão se beneficiar tanto pela oferta de seus produtos e serviços para o governo colombiano, por meio de participação nas licitações internacionais, como também indiretamente como fornecedores de tecnologia, máquinas e insumos para as empresas que irão participar desses projetos de investimento do governo e da iniciativa privada.

As empresas brasileiras também se beneficiam da presença cada vez maior no país de zonas de livre comércio, que permitem às empresas isenções do IVA (imposto sobre o valor agregado) e do imposto de importação, além de outros incentivos para importação e exportação. Atualmente são dezoito zonas francas no país.

Brasil Tecnológico - A Apex-Brasil promove, de 23 a 26 de setembro, na Colômbia, o evento Brasil Tecnológico. O objetivo é divulgar a imagem do Brasil como um fornecedor qualificado de tecnologia e gerar negócios para as empresas brasileiras. Para isso, será realizado um seminário com palestras sobre tecnologias nacionais, além de rodadas de negócios entre cerca de 30 empresas brasileiras e firmas colombianas pré-selecionadas. Esta é a terceira edição do evento, que tem se mostrado muito bem sucedido. A primeira foi no México, em novembro de 2007 e a segunda foi em maio deste ano, na África do Sul.| Apex-Brasil

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