Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2008 - 12:50

Petrobras Biocombustível dá posse à diretoria com a presença de Lula


Logo após a cerimônia de inauguração da Usina de Biodiesel de Candeias (BA), no dia 29 de julho (terça-feira), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse à diretoria da recém-criada Petrobras Biocombustível, que concentrará todos os projetos de produção de biocombustíveis da Petrobras. Ainda na terça-feira a subsidiária realizaou a primeira reunião do seu conselho de administração.

Além do presidente Alan Kardec, a Petrobras Biocombustível terá quatro diretores: Chanan Rubin, diretor Corporativo e Financeiro; Fernando Cunha, diretor de Participações; Miguel Rossetto, diretor de Desenvolvimento Agrícola e de Suprimento; e Ricardo Castello Branco, diretor Industrial.

O Conselho de Administração da Petrobras Biocombustível será presidido pelo ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e contará com o representante do ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e da Casa Civil, Tereza Campello, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, os diretores de Gás e Energia, Graça Foster, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, além do presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec.

A Petrobras Biocombustível - A criação da nova empresa reforça o compromisso da Petrobras com o meio ambiente e a atuação da Companhia no segmento de biocombustíveis, para o qual estão previstos investimentos de US$ 1,5 bilhão até 2012. A empresa pretende ser líder na produção nacional de biodiesel e ampliar a participação no negócio de etanol, com foco no mercado internacional.

Além da usina em Candeias, também ficarão sob responsabilidade da Petrobras Biocombustível as usinas de biodiesel de Quixadá (CE) e Montes Claros (MG). A capacidade total de produção de biodiesel das três usinas será de 170 milhões de litros por ano. O investimento é de R$ 295 milhões.

Também integrarão a Petrobras Biocombustível os Complexos Bioenergéticos (CBios), que são empreendimentos em parceria com produtores brasileiros e conglomerados internacionais para produção de etanol para exportação. A meta é produzir 4,75 bilhões de litros em 2012.

Com a subsidiária, a Petrobras fortalece sua posição de empresa comprometida com o meio-ambiente e com o desenvolvimento social. Além de contribuir para a redução do aquecimento global, os biocombustíveis permitem geração de emprego e renda no campo, com a utilização da agricultura familiar na produção das matérias-primas.

A Petrobras Biocombustível está comprometida com a obtenção do Selo Combustível Social e com as premissas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. A empresa assume o desafio de ampliar a presença da agricultura familiar, observando sempre a sustentabilidade empresarial, social e ambiental.

Presidente da República fala sobre biocombustíveis - Um entusiasta do tema biocombustível, na cerimônia de inauguração da usina de Candeias e lançamento da Petrobras Biocombustível, o presidente Lula não escondeu a satisfação. “Apesar das descobertas da Petrobras no pré-sal transformarem o país num dos maiores produtores de petróleo no mundo, esta Companhia sabe da importância de introduzir o biocombustível na matriz energética brasileira. Este momento tem um valor histórico incomensurável. Os biocombustíveis têm um enorme valor econômico e ambiental, mas o que não podemos perder de vista é a função social, principalmente, em relação ao no Norte e ao Nordeste do Brasil”, disse Lula.

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, lembrou da importância do biocombustível no cenário geopolítico internacional. “O papel do biocombustível no cenário político mundial é importantíssimo. Existem forças contrarias a expansão desta matriz, sobre o pretexto de que afetaria a produção de alimentos. Porém, este não é o caso do Brasil e a Petrobras seguirá neste caminho. Temos uma planta extremamente eficiente que dará informações para apurarmos e replicarmos esta tecnologia. No futuro, teremos tecnologias mais avançadas para a área de biocombustível. Porém, o efeito social é muito mais importante, vamos montar uma grande cadeia de produção baseada na agricultura familiar”, disse Gabrielli.

A questão da disputa biocombustível x produção de alimentos também foi lembrada pelo presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec. “No Brasil não existe dilema entre produção de alimentos e biocombustível“, argumenta Kardec. “O que é realmente fundamental é a questão social, ambiental e empresarial. A Petrobras é uma empresa integrada de energia e está aproveitando uma oportunidade de mercado, contribuindo para a redução do aquecimento global e para a geração de emprego e renda no campo”, afirma Alan Kardec.

Usina de biocombustíveis de Candeias - A usina da Petrobras em Candeias apresenta características que a diferenciam das demais unidades produtoras de biodiesel instaladas no Brasil. Os principais aspectos são um sistema de instrumentação e controle totalmente automatizado, a flexibilidade de matérias-primas que podem ser usadas no processo produtivo, bem como um sistema de processamento de óleos vegetais brutos.

O sistema de automação é formado por 3.700 pontos que controlam e monitoram 1.200 variáveis de processo e 250 motores da usina. Estes mecanismos de controle e automação asseguram a qualidade do combustível produzido na unidade.

Os volumes de biodiesel processados e comercializados serão monitorados em tempo real, desde a entrada do caminhão que transporta a matéria-prima, passando por todas as etapas de fabricação do combustível até a saída de veículo carregado com o produto.

Por meio deste acompanhamento será desenvolvido um banco de dados com o histórico das operações. O processo poderá ser auditado a qualquer instante, com altíssimo grau de confiabilidade, e as informações serem enviadas simultaneamente para a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

A unidade possui ainda sistemas redundantes, ou seja, a manutenção da usina será realizada sem pausas no funcionamento, garantindo alto desempenho em relação à sua capacidade e à qualidade do biodiesel.

Para incentivar a participação da agricultura familiar como fornecedora de matéria-prima, a Petrobras instalou um sistema de processamento de óleos vegetais brutos em sua usina. A Companhia pode adquirir o óleo bruto diretamente de agricultores familiares e realizar o pré-tratamento na unidade, transformando-o em óleo refinado.

Outro diferencial desta usina é a grande autonomia para funcionamento devido à capacidade de tancagem, tanto de matéria-prima quanto de produto final e intermediário. O parque de armazenamento de matéria-prima possui oito tanques, totalizando 14.000 m3 de capacidade, o equivalente a 90 dias de operação contínua, 24 horas por dia.

Incentivo à agricultura familiar - A usina de biodiesel da Petrobras pode operar com matéria-prima de origem vegetal (mamona, girassol, soja, algodão, etc.), animal (sebo bovino, suíno ou de frango) ou óleos e gorduras residuais usados em fritura de alimento.

Para o funcionamento da unidade, 58% do valor total de compra da matéria-prima foi adquirido da agricultura familiar, o suficiente para obtenção do Selo Combustível Social. Concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) às usinas de biodiesel, o Selo assegura benefícios fiscais para as unidades produtoras que, nesta região, tenham atingido pelo menos 50% do valor total de compra da matéria-prima da agricultura familiar.

Até o momento, 28.922 agricultores localizados em 264 municípios da Bahia e Sergipe plantam oleaginosas para o suprimento da usina. Em ambos os estados, os agricultores plantam girassol. Na Bahia, está sendo realizado, adicionalmente, o plantio de mamona.

Do total de agricultores beneficiados, 25.639 são da Bahia, distribuídos em 215 municípios, e os demais (3.283), de Sergipe, em 49 municípios. Todos estão vinculados a cooperativas ou associações de agricultores familiares.

Desse plantio, a estimativa é que os agricultores possam colher e fornecer à Petrobras, ainda este ano, 48.800 toneladas de grãos, sendo 30.600 toneladas de mamona e 18.200 de girassol. Da agricultura familiar estima-se também a produção de 1.000 toneladas de óleo de dendê.

Adicionalmente, a Petrobras está comprando óleos e gorduras residuais provenientes dos processos de fritura de alimentos, bem como das vísceras de aves e peixes, de cooperativas de catadores e organizações não-governamentais no meio urbano. Para esta unidade, foram comprados 10,3 mil litros destas matérias-primas. De grandes fornecedores do agronegócio, a Companhia adquire óleo de soja, óleo de algodão e sebo bovino. Foram adquiridos 6.000 toneladas de óleos de soja, algodão e dendê e 2.000 toneladas de sebo bovino.

Assistência técnica e fornecimento de sementes - Para garantir maior produtividade, a Petrobras forneceu 205,2 toneladas de sementes de mamona e girassol certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para os agricultores da Bahia e de Sergipe. Deste total, 110,7 toneladas eram de mamona (apenas para a Bahia) e 94,5 toneladas de girassol (Bahia e Sergipe).

A Petrobras também contratou empresas de assistência técnica e extensão rural para orientar os agricultores durante o plantio e a colheita. Na Bahia, o trabalho é feito pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); e, em Sergipe, pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Sergipe (Emdagro).

A cidade de Candeias foi escolhia para sediar a unidade de biodiesel da Petrobras por apresentar condições de clima, solo, infra-estrutura logística, potencialidade agrícola, disponibilidade de mão-de-obra e mercado propícios para esta atividade. Além da proximidade com as áreas fornecedoras de matéria-prima, a usina está situada a poucos quilômetros de distância de bases das distribuidoras de combustível e possui ampla disponibilidade de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.

Na construção da usina de Candeias, foram gerados 1.301 empregos diretos. Deste total, 1.229 eram baianos, sendo 863 de Candeias. No período de realização das obras, não foi registrado nenhum acidente com afastamento. O investimento na construção da usina foi de R$ 101 milhões.

• Clique aqui para acessar o resumo dos currículos da diretoria da Petrobras Biocombustível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira