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30/07/2008 - 13:00

Aumenta a taxa de instalação do ESP® na Europa; equipamento poderá ser de série a partir de 2012

O número de veículos de passeio equipados com ESP® - Programa Eletrônico de Estabilidade – registrou crescimento de 7% no continente europeu em 2007 e, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 50% da frota total de veículos daquele continente.

Mundialmente, um em cada três veículos novos é equipado com ESP®. “Em 2012 será um em cada dois veículos”, afirma Herbert Hemming, vice-presidente executivo da Divisão de Sistemas de Controle de Chassis da Robert Bosch. O crescimento do ESP® nos Estados Unidos e Austrália têm contribuído para o aumento mundial do número de veículos equipados com este sistema. O governo americano já aprovou uma lei que torna o ESP® obrigatório para todos os veículos a partir de setembro de 2011.

Europa - A Bosch apura anualmente a taxa de instalação do ESP® na Europa. Apesar do aumento de 7%, os dados também mostram que a instalação do sistema em carros pequenos continua muito baixa. Nos cinco maiores mercados europeus (Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido) apenas 17% de todos os novos carros licenciados nesta categoria vêm equipados com ESP®– esses veículos somam 44% de todo o mercado.

A União Européia, representada pela Comissária Vivianne Reding, e a FIA - Federação Internacional de Automobilismo patrocinam a campanha “Choose ESC!”. A iniciativa tem como objetivo informar para convencer cada vez mais motoristas a pedirem pelo ESP® no momento da compra de um veículo novo.

As associações que representam o automobilismo europeu e os especialistas de trânsito são unânimes em apoiar a proposta da Comissão da União Européia em tornar obrigatória a presença do ESP® em todos os novos carros vendidos nos países membros: a partir de 2012 para todos os novos modelos e, a partir de 2014, para todos os novos veículos. A Bosch, desenvolvedora deste sistema de segurança ativa, tem apoiado a campanha desde seu lançamento, no ano passado.

Estatísticas da Bosch também mostraram que os consumidores que compram ESP® o fazem, na maioria das vezes, porque o equipamento é oferecido como item de série. Em outras palavras, o número de clientes que compram este sistema como opcional ainda é muito pequeno. De acordo com a mais recente pesquisa de mercado realizada pela EuroNCAP (Programa de Avaliação dos Novos Carros Europeus), o ESP® é cada vez mais oferecido em veículos pequenos, mas ainda como opcional.

No Brasil, a Bosch realiza uma pesquisa semelhante, neste caso para apurar a taxa de instalação de ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem, tecnologia precursora do ESP®, e que somente agora começa a tornar-se realidade no País. Os resultados da pesquisa brasileira deverão ser divulgados nos próximos meses.

O Grupo Bosch em resumo - O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 270 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 3 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.

A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a antecipação de importantes investimentos para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), instituição sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma sociedade fiduciária industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta sociedade. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e Robert Bosch GmbH. Para mais informações, visite o site: www.bosch.com.br

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