Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 11:18

Brasil é o país com a 14ª maior economia de turismo do mundo

Ano passado, País era o 18º colocado, de acordo com estudo do Conselho Mundial de Viagem e Turismo; Brasil é o primeiro no ranking dos que mais crescerão no segmento de viagens de negócios em 2008.

Durante sua estada em Florianópolis (SC), onde participou de debate promovido pelo grupo RBS de Comunicação, o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), Jean-Claude Baungartem, declarou que, com crescimento rápido e acima da média do setor, o Brasil é atualmente o 14º país no ranking da economia do turismo no mundo. Em 2007, o País ocupava o 18º lugar do ranking – que contempla 176 países.

A informação faz parte do estudo da Conta Satélite do Turismo (Tourism Satellite Accounting – TSA), que visa quantificar os diversos aspectos de viagens e turismo dos países e traduzi-los em conceitos econômicos de produção, comparando-os com outras indústrias dentro da economia. O estudo coloca ainda o Brasil como o país do mundo que cresce mais rápido no setor de turismo de negócios em 2008.

“Estes números, muito positivos para o turismo brasileiro, refletem o bom momento que a economia do País vive globalmente”, avalia a presidente da Embratur Jeanine Pires. Os relatórios do TSA também apresentam recomendações do WTTC sobre políticas que poderão ajudar a beneficiar o mercado de viagens e turismo, garantindo, em longo prazo, o desenvolvimento sustentável e a disseminação dos benefícios em todos os níveis da economia do País.

“Sou otimista, acho que o Brasil tem todas as condições de crescer rapidamente no setor de turismo, pois oferece boa infra-estrutura, diversidade natural e cultural e uma excelente gastronomia”, disse Baungartem. “Mas é preciso que tanto o setor público quanto o privado invistam continuamente em promoção e qualificação dos serviços.”

Participação expressiva na economia - De acordo com o estudo, a contribuição do turismo para o Produto Interno Bruto do Brasil deverá aumentar de 6,2% (ou US$ 88,3 mil milhões) em 2008, para 6,3% (ou US$ 137,2 milhões) em 2018.

O número de postos de trabalho ligados ao setor deverá aumentar de 5,5 milhões de empregos em 2008 (5,9% do total) para 7,63 milhões de vagas (6,6% do total) até 2018. A Conta Satélite do Turismo mostra que um em cada 16,9 empregos é ligado ao setor enquanto em 2018 este número será de um em cada 15,2 empregos.

Estima-se, também, que a contribuição do turismo para a atividade econômica e de emprego no mundo continue aumentando ao longo dos próximos dez anos, numa média de 4% por ano durante os próximos dez anos.

“São números que demonstram o nosso posicionamento no competitivo mercado turístico mundial e as oportunidades que se abrem para o Brasil nos próximos anos”, afirma Jeanine Pires.| www.embratur.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira