Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 11:48

Hiperatividade infantil: Florais de Bach originais complementam o tratamento de forma natural

Agitação, impulsividade e desatenção podem ser tratados com os Florais de Bach que não têm contra-indicação. A terapeuta floral Maria Aparecida das Neves mostra como cuidar de suas crianças usando o método totalmente natural. E faz um alerta: adultos também podem ser hiperativos.

São Paulo – Seu filho não pára quieto: além de brincar o dia todo, ele não dorme tranqüilamente. Na escola, chovem reclamações de agitação, impulsividade e desatenção. Pois é, sua ‘criança levada’ pode sofrer de TDHA - Transtorno de Déficit de Atenção, também chamado de Hiperatividade.

Trata-se de um transtorno neurológico que causa excesso de agitação, impulsividade e desatenção. “Os hiperativos, ao longo se suas vidas, são chamados injustamente mal-educados, preguiçosos, loucos, desequilibrados ou temperamentais. Na verdade, são portadores de uma síndrome que simplesmente os faz agir de maneira impulsiva, desatenta e, às vezes, até mesmo caótica”, alerta a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves - uma das mais graduadas brasileiras a trabalhar com os Florais de Bach originais.

Ela explica que, embora o assunto já seja mais popular, existe muito desconhecimento de como tratar adequadamente. “As pessoas demoram a reconhecer este transtorno como um problema neuropsicológico e há controvérsia sobre se realmente ele pode ser reconhecido desta maneira”, completa Aparecida.

Algumas características repetem-se nos hiperativos: “Na escola, a criança hiperativa não presta atenção à aula porque para ela as aulas são um verdadeiro tédio, o que se reflete em baixo rendimento escolar. Dificilmente, ela respeita regras ou obedece ordens. Em festas, é aquela criança indesejada – fura o bolo com o dedo, estoura todas as bexigas do espaço antes da hora ou abre os presentes do aniversariante, além de ser um intrometido: mete o nariz em tudo. Estas crianças são fonte infinita de energia e não conseguem ficar paradas. Nem mesmo seus pais conseguem fazer com que elas fiquem quietas”, ilustra terapeuta.

Aparecida explica que, na infância, pode ser difícil distinguir entre os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comportamentos apropriados à idade em crianças ativas. “A criança só é considerada hiperativa quando apresenta estes comportamentos em todos os ambientes, como na escola, em casa ou na festa. Se for esporádico, não é hiperativa”, ensina.

O uso dos Florais de Bach Originais - Os Florais de Bach Originais não tratam doença alguma, mas sim a pessoa e suas emoções. Eles agem no organismo de maneira a equilibrá-lo. Desta forma, o paciente entra em harmonia para receber outros tratamentos. “É por isso que chamamos os Florais de Bach Originais de Terapia Complementar. E, no caso da hiperatividade, temos algumas essências que atendem muito bem os estados de ânimo hiperativo”, afirma Maria Aparecida das Neves. É ela quem explica as essências mais utilizadas neste caso:

Criança ‘desligada’: “o hiperativo dificilmente presta atenção por muito tempo em alguma coisa, é distraído e desligado, parece que está no ‘mundo da lua’. Perde ou esquece seus pertences com facilidade. Destaca-se por ter mil idéias, mas não consegue finalizar nenhuma. Esta é a descrição para a indicação do Floral de Bach CLEMATIS, que vai ancorar a criança desligada para que, com os pés no chão, possa concretizar suas idéias. Também é indicação para o Floral de Bach WHITE CHESTNUT, que vai ampliar a concentração. A atenção também será desenvolvida com CHESTNUT BUD”.

Criança impulsiva: “ freqüentemente, o hiperativo dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completas. Primeiro age, depois pensa no que fez. Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez, interrompe ou se mete em assuntos de outros, não tem paciência para ouvir instruções até o final e demonstra irritabilidade. Esta é a descrição para a indicação do Floral de Bach IMPATIENS, que vai acalmar a criança e a estimular a cumprir suas tarefas sem pressão”.

Baixo rendimento: “a criança é inteligente, ágil e criativa, mas apresenta baixo rendimento escolar, o que a deixa com baixa auto-estima. Na fase de alfabetização, tem dificuldade de falar e escrever, troca letras e confunde p,q,b,d, tornando-se insegura ao falar e escrever. Esta é a descrição para a indicação do Floral de Bach LARCH, que vai dissolver o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso”.

Criança rebelde: “é comum a queixa de que os hiperativos não aceitam ser contrariados. Geralmente ganham no grito, manifestando agressividade, nervosismo e intolerância. Em contrapartida, o comportamento doce e carinhoso se manifesta em seguida. Por não lidar bem com suas emoções, na adolescência pode buscar nas drogas uma forma de aliviar suas turbulentas emoções. Esta é a descrição para a indicação para o Floral de Bach AGRIMONY, que vai aquietar a mente e despertar a serenidade”.

Adultos também podem apresentar o transtorno - Os adultos também podem ser hiperativos. “Nesta fase, ocorrem problemas com a atenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos. Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quando isto ocorre, afetam os demais à sua volta”.

A terapeuta indica tratamentos com os Florais de Bach originais também para esse caso. “Os Florais podem ser um forte aliado no tratamento da hiperatividade dos adultos também, atuando como terapia complementar”.

Os Florais de Bach - Os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês, Edward Bach, na década de 30. São ‘gotinhas’ que, combinadas ou não entre si, ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Com isso, não afetam o bem estar do organismo. Eles têm ainda outras vantagens: são naturais, não são caros e não têm contra indicação.

O bacteriologista e pesquisador inglês Edward Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar o Floral de Bach é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. “É o passo mais importante para equilibrar as emoções”, adianta Aparecida. “São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida”. | Site: www.floraisdebach.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira