Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 11:53

Governador Cabral destaca recuperação da Cedae na formatura de detentos em agentes de reflorestamento


A primeira turma de detentos participantes do Projeto Replantando Vida da Nova Cedae, que atuam pela empresa em projetos de recuperação da mata ciliar dos rios Macacu e Guandu, recebeuno dia 30 de julho (quarta-feira), o diploma de Agente de Reflorestamento Ambiental, curso ministrado através de um convênio da empresa com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A formatura foi realizada pela manhã, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, e teve como patrono o governador Sérgio Cabral.

O curso é uma qualificação profissional de alto nível, pioneira no país, e contou com mais de mil horas de estudos técnicos e práticos, superando inclusive cursos de MBA, que têm, em média, 360 horas de aula. Cerca de 500 quinhentos presos em regime aberto e semi-aberto farão o curso, que já deu andamento à segunda turma, dentro da parceria com a Fundação Santa Cabrini. Nesta primeira turma, 20 presos foram diplomados.

Além do governador Sérgio Cabral, participaram do evento o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, José Carlos Murta Ribeiro, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

Em seu discurso, Cabral destacou a atuação da atual gestão da Cedae na recuperação da empresa. “Só tenho a parabenizar a atual gestão da Cedae. A empresa está dando a volta por cima, desenvolvendo ao mesmo tempo projetos de ressocialização e obtendo expressivos resultados na sua recuperação financeira. O seu balanço, relativo ao exercício de 2007, é a prova disso. A empresa fechou o ano com um lucro de RS 149 milhões, após anos de resultados negativos. Além disso, está pagando em dia suas contas e tem mais de R$ 1 bilhão em investimentos para o Rio, em parceria com o governo federal”, salientou.

Para Pezão, o projeto desenvolvido pela Cedae, alinhando ressocialização e meio ambiente é exemplar. “Trata-se de um projeto que é a cara do estado. Leva cidadania e dignidade de pessoas até então esquecidas pela sociedade”, definiu.

Victer definiu o projeto da companhia como inovador, pois abre campo para uma nova profissão. “Estamos qualificando pessoas para uma profissão que está surgindo agora, com um vasto campo de aplicação e empregabilidade. Um projeto tão bom que já começa a ser copiado por outros estados”, disse, empolgado, enumerando os seus principais pontos:

- São vários os benefícios do projeto, com reflexos em pelo menos cinco áreas. Na preservação do meio ambiente, com a recuperação das matas ciliares; na economia de água, com preservação dos mananciais; no setor empresarial, como um fator agregador na recuperação financeira da Cedae, com a utilização de mão-de-obra qualificada a menor custo; na área segurança pública, pois representa um trabalho de segurança a longo prazo; e no aspecto social, com o resgate da cidadania e dignidade dos presos.

O projeto Replantando Vida é uma iniciativa da Nova Cedae e que, além das questões voltadas a responsabilidade social, visa o suporte operacional à plantação, nos próximos anos, de cinco milhões de árvores nativas, dentro do processo de preservação dos mananciais da empresa e no caminho de tornar a companhia uma empresa “carbon free” (certificado dado às empresas que não emitem poluentes).

O curso de Agente de Reflorestamento Ambiental é composto de três módulos e abrange as seguintes matérias: relação água, solo e planta; fundamentos de botânica, viveiricultura, ética e cidadania; desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas degradadas, manejo de paisagens e sistemas agroflorestais; e práticas em educação ambiental, planejamento, gestão e projetos, legislação ambiental e fundamentos de informática.

Também estiveram presentes o secretário de Administração Penitenciária, Coronel Rubens Monteiro de Carvalho, as secretárias do Ambiente, Marilene Ramos, e de Assistência Social e de Direitos Humanos, Benedita da Silva, a vice-reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares, o presidente da Fundação Santa Cabrini, Jaime Melo de Sá, e o presidente de Águas de Niterói, Cláudio Abduche. || Foto: Aluno exibe o diploma recebido pelo governador Sérgio Cabral, Wagner Victer, presidente da Cedae e José Carlos Murta Ribeiro (centro), presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. | *Mais informações e utilidade pública nos banners lincados da Cedae nos Canais Empresas & Negócios e Fator Público.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira