Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 12:19

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas terá folheto informativo

Centro de Tradições será incluído no roteiro turístico internacional.

O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas figura entre as principais atrações da cidade. A média de freqüência por fim de semana chega a 80 mil pessoas. Junho, por conta dos festejos juninos, foi o mês recorde do primeiro semestre, contabilizando 500 mil visitantes, muitos deles turistas.

Com o objetivo de potencializar o Centro de Tradições como atração turística entre as agências de turismo receptivo que lidam com o mercado internacional, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, em parceria com a Associação de Feirantes do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão), lança no dia 31 de julho (quinta-feira), a partir das 18h, no palco João do Vale, o primeiro folheto informativo bilíngüe (português e inglês) sobre a Feira. O Folheto será distribuído pela Riotur nas feiras de turismo nacionais e internacionais e para as operadoras e agências de turismo.

O lançamento marcará o encerramento dos festejos de São João na feira de São Cristóvão e terá como atração principal um show com as seguintes apresentações: um trio de forró, um grupo de bumba meu boi e uma quadrilha típica junina. Estas apresentações serão entremeadas por uma dupla de repentistas. Além disso, haverá também uma exposição de artesanato e degustação de comidas e bebidas típicas nordestinas.

Segundo o Secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, "a inclusão do Centro de Tradições Nordestinas no roteiro das agências que fazem turismo receptivo é uma forma de propiciar ao turista estrangeiro que vem ao Rio de Janeiro, mas que não vai ao Nordeste, a possibilidade de conhecer um pouco das características daquela região brasileira, como sua culinária, sua música e seu artesanato. Daí a necessidade de lançarmos um folheto bilíngüe, que será distribuído internacionalmente com o objetivo de potencializar este ponto de atração turística da nossa cidade".

Pequena historia da Feira - Há 60 anos, quando o Campo de São Cristóvão funcionava como um terminal rodoviário informal, onde desembarcavam centenas de nordestinos que vinham em busca de trabalho, não se podia imaginar que o local se tornaria sede de manifestações genuínas da riquíssima cultura nordestina. Aqueles passageiros do pau-de-arara, recém-chegados. trazendo sua rapadura, farinha, tapioca e carne de sol plantavam suas sementes naquele lugar. Hoje, nesta mesma praça existe o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, um dos locais mais movimentados da Zona Norte e referência turística carioca. No local funcionam atualmente 692 barracas de roupas e artigos de decoração. O artesanato está presente em todo canto com peças representativas da vida nordestina. O bom forró pode ser apreciado nos palcos João do Vale e Jackson do Pandeiro. A culinária nordestina está presente nos 60 restaurantes espalhados por todo o Centro de Tradições, transformando-o num dos pontos de visitação mais procurados do Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira