Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 13:38

Mauá é vice-campeã da 5ª Maratona Universitária da Eficiência na categoria gasolina

Em sua melhor performance em todas as participações na competição, o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, conquistou o vice-campeonato da Maratona Universitária da Eficiência 2008, categoria gasolina, com o protótipo Eco Mauá 1. O veículo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia e de Design do Produto atingiu 333,91 km por litro de gasolina, no final da disputa, sábado (26), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. Esta foi a terceira participação da Mauá na competição que, neste ano, completou cinco edições.

No total, 28 protótipos de 14 instituições de ensino superior de Engenharia e de Design de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul participaram da Maratona. A Universidade Anhembi Morumbi (SP) venceu a modalidade gasolina, enquanto a Federal de Santa Maria (RS), a categoria elétrica. O desafio proposto aos competidores da Maratona Universitária da Eficiência é apresentar soluções que deixem os veículos mais econômicos, que possibilitem ao usuário rodar por mais quilômetros com menos combustível.

Após o quarto lugar obtido em 2007, os alunos da Mauá apostaram nas alterações introduzidas no motor para garantir melhor rendimento na disputa deste ano. A classificação final confirma que o sistema de ignição eletrônica foi um diferencial positivo para a equipe do Eco Mauá 1. “O resultado foi bastante positivo. Os alunos trabalharam muito na ignição, dormiram no kartódromo para finalizar o carro e nós percebemos que pequenos detalhes fazem a diferença”, comentou o professor-orientador das equipes da Mauá, Éd Cláudio Bordinassi. O segundo carro da Mauá, o Eco Mauá 2, enfrentou vários problemas e não completou a prova. Os dois protótipos da instituição competiram na modalidade gasolina.

Para o próximo ano, o orientador das equipes da Mauá acredita que os carros já poderão contar com injeção eletrônica, o que não foi possível nessa edição da prova. Éd Bordinassi admite a possibilidade de a instituição competir, também, na modalidade elétrica. “Temos essa expectativa”, explica o professor. Doze alunos de várias habilitações do curso de Engenharia e um aluno do curso de Design do Produto integraram as equipes que representaram a Mauá na versão 2008 da Maratona Universitária da Eficiência. Para o próximo ano, a organização do evento já anunciou a criação da categoria biodiesel.

A competição - A Maratona Universitária da Eficiência é dividida em duas modalidades: gasolina e elétrica. Na primeira o veículo pode efetuar um percurso pré-definido até três vezes, em um tempo determinado. Ao término de cada trajeto é verificada a quantidade de gasolina restante e calculada a distância que seria percorrida pelo carro com um litro de combustível; prevalece o melhor dos três resultados. Na modalidade elétrica o objetivo é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria. Nas duas modalidades, a classificação resulta da somatória das pontuações. As três equipes que obtiveram o menor consumo energético, em cada categoria, serão premiadas com um automóvel, modelo Fiat, para uso didático. | Site www.maratonadaeficiencia.com.br.

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está localizado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira