Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 10:12

Pesquisa do Inpe relaciona calor com aumento de raios

São 50 milhões de descargas elétricas por ano no país.

São Paulo - São Paulo está entre as dez cidades com maior incidência de raios na região sudeste, segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O estudo, pioneiro no país, tomou como base a incidência de raios nos últimos cinco anos e uma precisão da ordem de um quilômetro.

A média de raios/km2/ano na capital paulista é de 7,7, porém, em algumas regiões, como São José dos Campos, por exemplo, esse número chega a 17 raios/km2/ano – equivalente ao índice máximo já registrado no estado da Flórida (EUA), considerado a “Capital Mundial dos Raios”.

O resultado disso traduz-se em prejuízos anuais para o Brasil, concentrados principalmente no setor elétrico. Para proteger suas empresas das descargas atmosféricas, o Grupo Energias do Brasil deu início a um projeto de cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, com a participação da empresa Edinfor/Lógica CMG, objetivando utilizar informações provenientes da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas para desenvolver novas metodologias, visando minimizar o impacto das descargas atmosféricas sobre sua rede de distribuição. Uma das metodologias desenvolvidas a partir dessa cooperação é o SIT-Raios.

Perfil do SIT-Raios- Trata-se de um aplicativo desenvolvido em um ambiente georeferenciado que utiliza informações de desligamentos provenientes do sistema de controle SCADA, o qual controla e executa a automação das estações do sistema elétrico e informações de descargas da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas, armazenando-as em um banco Oracle. A ferramenta integra as informações em tempo real em uma plataforma denominada “Smallworld”, que possui informações de todos os ativos do sistema de distribuição, de modo a identificar se um desligamento da rede foi devido a uma descarga atmosférica. O SIT-Raios calcula para cada descarga uma área de influência ao seu redor, na qual a tensão induzida seja significante para provocar um desligamento. Com isso, a empresa pode planejar o deslocamento de equipes de emergência e realizar estudos específicos para avaliação do desempenho da rede frente a fenômenos aleatórios de difícil controle.

Cuidados - Apesar de todo esse desenvolvimento, não é possível ainda “evitar” os raios. Como se não bastassem os prejuízos, os raios ainda causam a morte de cerca de 100 pessoas e ferimentos em 1000 pessoas por ano em nosso país, 25% destes números no estado de São Paulo. Portanto nunca é demais lembrar as principais dicas de segurança: Se possível, não saia na rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: - carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis | - em moradias ou prédios que possuem proteção contra relâmpagos | - em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis | - em grandes construções com estruturas metálicas | - em barcos ou navios metálicos fechados | - em desfiladeiros ou vales.

Se estiver dentro de casa, evite: - usar telefone, a não ser que seja sem fio | - ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas | - tocar em qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica.

Se estiver na rua, evite: - segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe | - empinar pipas e aeromodelos com fio | - andar a cavalo |- nadar | - ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra relâmpagos: - pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos | - veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas | - estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: - topos de morros; - topos de prédios | - áreas abertas, campos de futebol ou golfe | - estacionamentos abertos e quadras de tênis | - proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos | - proximidade de árvores isoladas | - estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Finalmente, se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite no chão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira