Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 10:32

Hospital Professor Edmundo Vasconcelos inaugura serviço de Engenharia Clínica

Quando um problema técnico ocorre, os carros de corrida param nos boxes, e as aeronaves, nos hangares, para serem avaliados. Assim como essas máquinas de alta performance, os hospitais também possuem complexos equipamentos que não podem deixar de funcionar, já que deles dependem as vidas dos pacientes. Para garantir a rápida manutenção dos aparelhos, como os do Centro Cirúrgico e da UTI, o acompanhamento do desempenho e a ampliação da vida útil, além da redução dos custos nos reparos em até 10% ao ano, o Hospital Professor Edmundo Vasconcelos implantou o Serviço de Engenharia Clínica.

Criada no Hospital no primeiro semestre deste ano, a área exigiu um total aproximado de 7 mil horas de trabalho, desde a concepção até sua implantação, e conta com uma equipe de 13 profissionais. O objetivo do hospital é implantar um modelo integrado de gestão de Tecnologias de Saúde no prazo de um ano, e a área de Engenharia Clínica é fundamental neste processo.

Nessa área, de acordo com o engenheiro clínico Alexandre Abdo Agamme, do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, há atividades planejadas que envolvem a prevenção de problemas, com checagens periódicas e, caso necessário, a realização de correções. “Esse tipo de serviço é um diferencial importante, sobretudo no mercado hospitalar, onde equipamentos custam milhões. No Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, optou-se pela contratação de Empresa Especializada, uma forma de ter um fornecedor sempre atualizado com o que há de mais moderno e inovador em tecnologia hospitalar”, afirma.

Para quem quer ingressar nesse segmento, na opinião de Agamme, a formação desejável é a graduação em Tecnologia da Saúde, que dá o título de tecnólogo, ou o curso técnico em Eletrônica. “O profissional pode ainda atualizar-se nos cursos de pós-graduação em Engenharia Clínica e integrar a Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABCLIN), além de ser fundamental acompanhar os livros e revistas da área hospitalar”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira