Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 10:35

Fiocruz inaugura novas instalações


E lança campanha nacional de amamentação com presença do presidente Lula

Em visita ao Rio de Janeiro no dia 1 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou das comemorações dos 108 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ocasião em que foram inauguradas as novas instalações do pólo de pesquisa em virologia, denominado Pavilhão Helio e Peggy Pereira. Durante a solenidade, o presidente Lula recebeu o relatório final da Comissão Nacional de Determinantes Sociais em Saúde, além de lançar a 17ª Semana Nacional de Amamentação.

O novo prédio da Fiocruz, onde foram investidos R$ 19 milhões do governo federal para construção e compra de parte dos equipamentos, conta com nove laboratórios, onde serão realizados dez serviços de referência estratégicos credenciados pelo Ministério da Saúde. O pólo vai atuar na pesquisa e vigilância de doenças causadas por vírus como dengue, febre amarela, hepatites, rotaviroses, sarampo, rubéola e gripe. Segundo a Fiocruz, este será um dos maiores laboratórios de pesquisa do País e da América Latina, com três pavimentos e 6 mil m2 de área construída.

Semana Mundial de Amamentação - A campanha deste ano tem como lema “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar”. O objetivo é difundir não só os benefícios do aleitamento, mas também a importância do apoio da família, da comunidade, dos empregadores e do governo para o bem-estar da mãe e da criança. Para divulgar a campanha foram produzidos 1,7 milhão de folders e 350 mil cartazes, que serão distribuídos a postos de saúde, hospitais, escolas e outras instituições do País.

A Fiocruz apóia o aleitamento materno com pesquisas e desenvolvimento de Bancos de Leite Humano (BLH). A rede brasileira, referência nacional e internacional, conta com 192 bancos de leite e 33 postos de coleta que arrecadam mais de 110 mil litros de leite por ano. A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde divulgada em julho deste ano mostrou que 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente o leite materno. Segundo o Ministério da Saúde, a média de aleitamento no Brasil é de dez meses, quando o ideal seria por mais de dois anos.

Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde - A Comissão foi criada em 2006 para discutir as características sociais que influenciam a saúde da população brasileira. O relatório final que será entregue ao presidente Lula apresenta propostas para a abordagem dessas determinantes na implementação de políticas públicas. A Fiocruz, que participa da Comissão, recomendou ao Ministério da Saúde a criação do Observatório sobre Determinantes Sociais da Saúde, para monitorar e avaliar as políticas e intervenções sobre o tema. A Fundação também pretende contribuir com pesquisa e capacitação de profissionais, entre outras iniciativas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira