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02/08/2008 - 10:53

Programa aponta redução de 12% no consumo das sacolas plásticas na capital paulista

Já no primeiro mês, o programa piloto para o uso consciente de sacolas plásticas apontou resultados significativos nos 16 supermercados participantes.

Nos primeiros 30 dias em vigor na capital paulista, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas apontou uma redução de 12% no uso desse produto. O objetivo do programa é oferecer ao consumidor sacolas plásticas de melhor qualidade e promover o seu uso consciente.

Lançado na capital paulista durante a abertura da Apas 2008, em maio, o programa piloto contou com 16 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e duas das bandeiras VIP e Alvorada -, espalhadas em várias regiões da cidade.

Foram 1.328 pessoas envolvidas, entre promotoras e os operadores de caixa, que participaram dos treinamentos para a orientação dos consumidores sobre o uso das sacolas mais qualificadas, além de material explicativo nos supermercados.

Pesquisa realizada pela SP Trade em 12 supermercados de São Paulo, antes do programa, revelou que 13% dos consumidores utilizavam as sacolas em duplicidade nos supermercados e, em 61% dos casos, utilizavam menos da metade da capacidade de cada sacola. Com a melhoria na qualidade das sacolas e a orientação para a população, o uso de sacolas em duplicidade caiu 6,3% e a subutilização em 32,9%. Os clientes que deixavam os supermercados com as sacolas cheias eram 26% e hoje são 60,8%.

A redução obtida em um mês de programa piloto foi extremamente positiva frente ás metas da campanha. “Em um ano de trabalho, com melhoria da qualidade das sacolas e com a conscientização das pessoas, pretendemos reduzir em 30% o uso das sacolas”, afirma o presidente da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plasticos, Francisco de Assis Esmeraldo. Segundo Esmeraldo, 12% em 30 dias é uma marca importante: “representa 40% de nosso objetivo. Estamos no caminho certo”. A Plastivida é a entidade responsável pelo desenvolvimento da campanha, em parceria com o Instituto Nacional do Plástico (INP), a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Outras capitais - O Programa de Qualificação e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas segue em São Paulo através de treinamento de lideranças e ações itinerantes que irão levar os conceitos para mais supermercados da capital e do interior paulista.

Usada como piloto, a cidade de São Paulo serviu de base para a ampliação da iniciativa para os demais estados do Brasil. Até o momento, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, já contam com acordos com as associações supermercadistas locais e Rio Grande do Sul terá a assinatura do acordo no próximo mês.

Para tais localidades, a Plastivida prevê, além do material promocional e suporte aos supermercados, treinamentos à distância, em alinhamento com as associações supermercadistas de cada localidade. Esses treinamentos irão funcionar a partir de um manual de implantação da campanha, além de ferramentas para acompanhamento e avaliação dos resultados.

A indústria do plástico está trabalhando para disseminar o conceito de que sacolas plásticas mais resistentes evitam o uso em duplicidade, reduzindo o consumo desnecessário. O programa estabeleceu a produção e distribuição de sacolas plásticas mais resistentes, fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. Com resistência as sacolas suportam mais volumes e maior peso, o que reduz a quantidade de sacolas em circulação. Além disso, que a melhor qualidade garante um maior uso das sacolas plásticas, seguindo uma das premissas básicas do processo ambiental, que é o reuso. A Plastivida promove ações responsáveis como a de Reutilizar, Reduzir e Reciclar (os três Rs).

Plastivida, o INP e a Abief - A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos foi fundada em 1994. Nesses 13 anos de vida, acumulou grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem. Com esse perfil, a entidade vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.

O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.

A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), criada em 1977, reúne hoje 166 empresas responsáveis pela produção de diversos tipos de embalagens. Tem como um de seus principais objetivos promover a integração de toda a cadeia produtiva do plástico até a empresa usuária de embalagem. A entidade também fomenta a reciclagem de conhecimentos e a atualização tecnológica e mercadológica das empresas do setor nos âmbitos nacional e internacional.

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