Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 11:09

16ª Fevest abriga obra do artista César Marçal feita de restos de tecidos

Engana-se quem pensa que as sobras de tecidos das mais de 900 fábricas do Pólo Têxtil de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, vão para o lixo. Os restos – ou refugos – viram obras de arte nas mãos de César Marçal. O artista plástico desenvolve esculturas e outros trabalhos inusitados a partir da mistura de panos e metais, muitos provenientes das engrenagens de máquinas de confecções. Todo esse talento poderá ser visto na 16ª edição da Fevest – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima –, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, no Nova Friburgo Country Clube, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

A carreira do artista teve início nos anos 80 e nasceu do interesse dele, então rapaz, por tecelagem. O resultado ficou tão interessante que logo chamou a atenção na Europa e o friburguense ganhou uma bolsa para estudar Belas Artes em Lousanne, na Suíça, que, naquela ocasião, era palco de um movimento de arte têxtil. Desde então, ele não parou mais. Em seu currículo, constam vários cursos – incluindo Pesquisa Têxtil (Ramses Wissa Wassef Art School, Cairo, Egito), Tecelagem (Lyth Art Center, Wick, Escócia), Arte Gráfica (Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio), Fotografia (Associação Brasileira de Arte Fotográfica, Rio) e Arquitetura (Universidade Santa Úrsula, Rio), concluído até a metade – e exposições no Ludwig Museum, em Koblenz, na Alemanha, no Studio B, em Covent Garden, Londres, entre outras.

As obras de Marçal fazem parte de acervos importantes, como o da renomada Fundação Edelman, em Nova York, e o da colecionadora Ulla Ahremberg, em Vevey, Suíça. No Rio, as coleções Roberto Marinho, na fundação homônima, e Gilberto Chateaubriand, instalada no Museu de Arte Moderna, também abrigam trabalhos do artista. César não deixa de atuar na área social. Nas fábricas Triumph Internacional, Arp Fios e Bordados (Nova Friburgo, RJ) e Fábrica de Tecido Companhia Industrial Cataguases (Cataguases, MG), ele realizou trabalhos visando estimular a criatividade dos funcionários através da prática de artes plásticas e o resultado da iniciativa está exposto em espaços dentro dessas confecções.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira