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02/08/2008 - 11:29

Divulgação cem por cento virtual

Segunda edição do Google Marketing, do publicitário e consultor web Conrado Adolpho, utiliza preceitos descritos na própria obra para realizar campanha diferenciada de lançamento no mundo virtual.

Como estratégia para a divulgação de sua nova obra, a segunda edição do Google Marketing, maior livro de marketing digital do País, lançado em 28 de abril, Conrado Adolpho tem inovado. Diferentemente das tradicionais campanhas para lançamento de livros, que incluem anúncios publicitários, investimentos em livrarias e outras campanhas de mídia, tanto a divulgação como as vendas do livro tem sido realizadas por meio do mundo virtual. E os resultados, assim como a campanha, tem sido diferenciados: em apenas um mês e meio, foram vendidos 400 exemplares. A primeira reimpressão da obra, com aumento de 50% no número de exemplares, será realizada já neste mês.

O objetivo da campanha é colocar em prática as ferramentas de marketing digital propostas na própria obra, que incluem, entre outras, divulgação em blogs, marketing viral por meio da utilização de ferramentas criadas por empresas do Google, como You Tube e Orkut e produção de hotsites e blogs.

Segundo o autor Conrado Adolpho, consultor web e diretor da Publiweb Marketing Digital, a estratégia utilizada para o lançamento tem demonstrado a eficácia das informações contidas no livro. “A obra aborda diversas ferramentas de marketing digital e traz cases nacionais de utilização dessas ferramentas que deram resultado positivo no Brasil. A proposta é que a própria divulgação e venda do livro se tornem mais um case de sucesso”, explica o autor.

Para isso, foi confeccionado, em um primeiro momento, um hot site com todas as informações da obra, como detalhes sobre seu conteúdo, imagens, preço de lançamento, pontos de venda, informações sobre o autor, entre outras. O hot site é o www.livrogooglemarketing.com.br. Além disso, também foi criado um blog para divulgação do livro, em que estão disponíveis todas as estratégias de marketing digital utilizadas para o lançamento, com vídeos das reuniões de planejamento, áudios, fotos e depoimentos, o passo a passo da divulgação e um fórum de debates. “Um blog é muito interessante para a divulgação de um produto, já que permite que qualquer pessoa opine e faça perguntas. O consumidor brasileiro, que é o que mais tempo passa plugado à internet no mundo, lendo e se informando sobre produtos que pretende comprar, confia muito mais nas informações passadas por pessoas comuns, por meio dos blogs, do que em propagandas e anúncios colocados na internet, que são pagos”, complementa o publicitário e escritor.

Ainda com relação aos blogs, a venda do Google Marketing está sendo focada em uma estratégia com blogueiros. “Selecionamos alguns dos principais blogs relacionados ao tema do livro e fechamos parcerias para a venda da obra. Está sendo colocado um link para venda virtual em cada blog, e o blogueiro recebe uma porcentagem por exemplar vendido”, explica Conrado.O escritor também utiliza o seu blog para a divulgação das estratégias do livro, em seu próprio site: www.conrado.com.br/blog.

Ainda como parte do planejamento, todos os vídeos produzidos para o lançamento do livro são colocados no You Tube, principal site da internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital.

Por meio de todas estas estratégias, o livro promete se tornar, além da principal obra de marketing digital do País, com números e dados genuinamente brasileiros, o principal case de sucesso da utilização das ferramentas de marketing digital em substituição às tradicionais e milionárias campanhas publicitárias, com resultados rapidamente mensuráveis e melhor custo-benefício.

Segundo comentários postados por leitores, que incluem executivos, empresários, profissionais liberais e estudantes, o livro é muito mais que um guia de marketing em mecanismos de busca ou mesmo de marketing digital, trazendo um panorama completo da Internet no Brasil e da mudança no conceito de publicidade a partir dela. “Eu gostei de ver os cases brasileiros apresentados, incluindo os tão raros números reais de investimento e faturamento, e a apresentação ampla e gradual de tudo o que está em volta destes pequenos anúncios fazedores de dinheiro - desde o crescimento do fenômeno “web 2.0″ até os 4 Ps do marketing, dicas essenciais e realistas de como funcionam os links patrocinados, marcas, blogs, georeferenciamento, acompanhamento estatístico, ferramentas, empreendedorismo e muito mais. Enfim, é um livro realmente completo”, explicita o gestor de TI e colaborador em diversas publicações técnicas como Linux Magazine, PC Master, Geek e Copyleft, Augusto César Campos.

Perfil do Google Marketing - Com cerca de quinhentas páginas, a obra é a única no País a falar diretamente sobre marketing digital. Além de apresentar muitos dados e números atualizados sobre o mercado de internet no Brasil, traça também as características do novo consumidor, conceitos e cases de marketing viral, blogs e outras ferramentas, a partir de exemplos vindos de empresas do próprio Google, como o Orkut, You Tube e Google Maps.

O livro está dividido em três partes principais. A primeira apresenta o novo consumidor e o novo mercado em que ele está inserido. Já a segunda traz informações completas sobre encontrabilidade, ou seja, as ferramentas como otimização de sites e campanhas de links patrocinados, utilizadas para que um determinado site seja facilmente localizado na internet por meio dos mecanismos de busca. Por último, Conrado delineia os novos caminhos do marketing digital no Brasil, em que analisa o marketing viral e a produção de blogs, dentre outras ferramentas.

“O papel da web está passando por uma grande modificação no mercado. Hoje em dia, a web é colaborativa, o que significa que não é apenas o proprietário do site responsável por seu conteúdo. Todos os usuários do mundo participam, colaboram. Estas são as premissas da web 2.0, que vem criando um novo modelo de consumidor, aquele que participa ativamente do processo”, explica Conrado. “O mundo precisa entender isso. As agências de publicidade e marketing precisam se atualizar e utilizar essas premissas para modernizarem suas campanhas, acrescentando a internet como meio de comunicação que mais cresce e se expande por todo o mundo”, afirma.

O autor - Conrado Adolpho se intitula um publicitário multimídia. Cursou ITA, Unicamp e IBTA, por mais de 10 anos ministrou aulas e trabalhou em grandes agências de marketing. Estudou filosofia, matemática, comunicação, engenharia, física, química, música e artes plásticas. É diretor da Publiweb Marketing Digital, sócio em algumas empresas puramente virtuais e um dos poucos profissionais no Brasil a ser certificado pelo Google com o “Google Qualified Individual”. Ministra palestras ensinando empresários de todo o Brasil a utilizarem a Internet como uma ferramenta de marketing e de negócios. Presta consultoria para empresas dos mais diversos ramos auxiliando-as a confeccionarem seus planejamentos estratégicos de marketing digital. Além disso, é um estudioso permanente do ser humano contemporâneo e da sua interação com a tecnologia.

Livro: ISBN: 978-85-7522-161-7, 472 páginas | Preço: R$85.

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