Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 11:46

Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia Ltda. - IMMA e SENAI firmam parceria para projeto de capacitação profissional

“Projeto Guaporé” irá captar e formar mão-de-obra para nova fábrica em Rondônia.

Porto Velho - A Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia Ltda. – IMMA, fábrica de equipamentos hidromecânicos e de levantamento que será inaugurada em Porto Velho (RO), em 2009, assinou no dia 31 de julho (quinta-feira) uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI para capacitação técnica de profissionais da região Norte, por meio do “Projeto Guaporé”.

O objetivo do acordo é qualificar mão-de-obra local para atuação na unidade industrial, originária de uma joint venture entre a Alstom - líder mundial em equipamentos e serviços para os mercados de geração de energia e transporte ferroviário - e a Bardella - tradicional empresa nacional de bens de capital, com engenharia sob encomenda e fabricante de equipamentos hidromecânicos e de levantamento. A IMMA tem como objetivo atender aos projetos de hidreletricidade da região Norte do País, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia.

Após nove etapas de seleção, incluindo recrutramento, testes e treinamento, o “Projeto Guaporé” irá escolher 200 pessoas para integração à IMMA, nas áreas de caldeiraria, soldagem, montagem mecânica, oxicorte (corte das chapas de aço), operação de máquina de usinagem, controle de qualidade e pintura industrial. O treinamento na oficina-escola do SENAI terá duração de 460 horas para cada participante.

De acordo com Michel Boccaccio, diretor geral da área Hydro América Latina da Alstom, pessoas treinadas e qualificadas serão fundamentais no processo de transferência de tecnologia da Alstom e da Bardella para a IMMA. “Capacitação de mão-de-obra, saúde e segurança no trabalho são requisitos indispensáveis para o sucesso desse empreendimento. A realização do Projeto Guaporé irá sustentar esses objetivos”, afirma.

Para José Roberto Mendes da Silva, diretor presidente da Bardella, além de proporcionar formação profissional que atenderá às necessidades da IMMA, o “Projeto Guaporé” criará um número expressivo de postos de trabalho indiretos. “Subfornecimento de serviços, componentes e insumos industriais são algumas das atividades complementares das quais a unidade irá necessitar e que poderão atender tanto à IMMA quanto outras demandas dos mercados interno e externo”, afirma o executivo, que aposta na vocação do Estado como exportador de bens. Porto Velho, localizada à margem direita do Rio Madeira, é, atualmente, uma das principais rotas de escoamento da soja brasileira. Localizada no distrito industrial de Porto Velho, junto à Rodovia BR 364, que liga Cuiabá a Porto Velho, a fábrica da IMMA será instalada em uma área estratégica, próxima a importantes rotas de exportação e hidrovias, como a do Amazonas, por exemplo.

Com isso, a IMMA terá a oportunidade de utilizar sua infra-estrutura de transportes para ampliar a sua integração com a região Norte e, ainda, adentrar mais facilmente em mercados internacionais, como Bolívia e Peru.

“Vemos a IMMA como o início da chegada dos investimentos de longa duração no Estado de Rondônia, decorrentes dos grandes projetos de hidrelétricas na região”, considera Vivaldo Matos, diretor regional do SENAI de Rondônia.

Projeto da UHE de Santo Antônio, no rio Madeira – A IMMA vai atuar no fornecimento de equipamentos hidromecânicos para a usina hidrelétrica de Santo Antônio, um dos projetos do Rio Madeira. A Alstom e a Bardella fazem parte do Consórcio EPC, liderado pela construtora Norberto Odebrecht, empresa responsável pela construção da obra.

A usina de Santo Antônio será instalada no Rio Madeira, em Rondônia, e terá capacidade instalada de 3.150 MW. Para o projeto, a Alstom fornecerá 22 geradores e 19 turbinas Bulbo, indicada para melhor aproveitamento de baixas quedas de água com menores impactos ambientais.

Segundo estimativa da Federação da Indústria do Estado de Rondônia – FIERO, cerca de 40 mil trabalhadores estarão envolvidos diretamente com as obras das hidrelétricas do Rio Madeira (UHE de Santo Antônio e UHE de Jirau). Outras 60 mil vagas serão geradas pelas atividades econômicas de apoio à construção dos empreendimentos. Os números representam a atratividade de R$ 2,5 bilhões por ano a Porto Velho, entre recursos gerados pelas obras, investimentos públicos e recursos privados.

Perfil da IMMA - Com o objetivo de subsidiar os projetos de hidreletricidade da região Norte do Brasil, por meio do fornecimento de equipamentos, entre eles, hidromecânicos e de levantamento, para os empreendimentos deste setor na Amazônia, a Alstom, líder mundial em infra-estrutura de energia e transporte, associou-se à Bardella, tradicional empresa nacional de bens de capital com engenharia sob encomenda, para a construção da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia - IMMA.

A joint venture firmada para a IMMA conta com participação acionária de 50% para cada uma das empresas. As duas empresas, que estão juntas nos principais projetos de hidreletricidade no Brasil, trabalham pela primeira vez neste tipo de sociedade.

A associação permitirá às duas empresas otimizar os seus recursos de engenharia, métodos de fabricação, produção, serviços de supervisão de montagem e de comissionamento, diminuindo prazos de fornecimento e garantindo a qualidade dos produtos suportados pela longa experiência adquirida pelas duas empresas nas áreas em que atuam.

Com investimento de R$ 90 milhões, a obra, que será entregue em 2009, está localizada em Porto Velho, no Estado de Rondônia e tem 235 mil m² de área total e 25 mil m² de área construída. Equipada com máquinas operatrizes, área de caldeiraria, jato de granalha e pintura, a fábrica terá capacidade de levantamento de 100 toneladas e produção de 12 mil toneladas por ano.

Inscrições para o “Projeto Guaporé”, até 08 de agosto, no SENAI (Rua Rui Barbosa, 1112 - Casa da Indústria - Bairro Arigolândia). Pré-requisitos: Maiores de 18 anos, ensino fundamental completo e residência em Rondônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira