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02/08/2008 - 11:48

Sudeste asiático: novo mercado final

Estudo revela que 15% das empresas que operam no sudeste asiático esperam aumentos da faturamento anual superiores a 25% . O potencial de crescimento da região como novo mercado final é, para 56% das empresas, uma das principais razões para investir nestes países.

O aumento dos custos de produção e das matérias primas está levando muitas empresas a incluírem nos planos de crescimento outros países do Sudeste asiático para além da China.

Os dados da Crédito y Caución, que tem presença direta na região através do Grupo Atradius, mostram um rápido aumento dos níveis de benefício empresarial na zona, até mesmo superiores aos da China. Segundo o estudo “Rich pickings, oportunidades nos mercados emergentes do sudeste asiático”, 15% das empresas que operam na região esperam um crescimento do faturamento anual superior a 25%; o dobro das empresas que obtiveram resultados semelhantes nos últimos três anos.

O estudo do Grupo, líder global de seguros de crédito que opera em Portugal, Espanha e Brasil por meio da Crédito y Caución, foi elaborado em colaboração com a Economist Intelligence Unit, departamento de investigação do semanário britânico “The Economist”. Para a realização do estudo foram entrevistados 364 diretores de empresas que operam na região, a maioria com sede na Europa e nos Estados Unidos.

A aposta nos diversos países do Sudeste asiático está igualmente relacionada com a diminuição da capacidade de produção na Índia, motivada pela conjugação de fatores como as barreiras burocráticas ou a escassez de instalações. “Se excluírmos o problema das infra-estruturas, o mercado asiático oferece grandes oportunidades para investidores e exportadores ocidentais”, explica o Chief Market Officer para a Ásia do Grupo Atradius, Tommie Sjödahl. “Com a queda ou, na melhor das hipóteses, estagnação dos mercados tradicionais devido ao abrandamento económico mundial, as empresas devem apostar nos mercados do Sudeste da Ásia, em muitos casos porque não vêem outras oportunidades.”

O potencial de crescimento do Sudeste asiático como novo mercado final é para 56% das empresas uma das principais razões para estabelecer operações nestes países. “A resistência destes mercados ao abrandamento mundial está relacionada com as lições que aprendeu com a crise financeira asiática, em finais dos anos noventa, o que é um bom presságio para empresas ocidentais que querem aumentar negócios na Ásia”, explica Sjödahl.

Perfil do Crédito y Caución - A Crédito y Caución contribui há 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento associados às vendas a crédito de bens e serviços. Com mais de 70 sucursais, a Crédito y Caución tem cerca de 33% de quota de mercado em Portugal e 60% em Espanha, o que se traduz na liderança ibérica do sector. A empresa entrou recentemente no Brasil.

A Crédito y Caución é o operador do Grupo Atradius em Portugal, Espanha e Brasil. Proporciona seguros de crédito, caução e serviços de recuperação de dívidas em 40 países. Com lucros totais cerca de 1.800 milhões de euros e participação de 31% no mercado global dos seguros de crédito, o Grupo Atradius assegura anualmente cerca de 590.000 milhões de euros do comércio mundial. Com 160 sucursais, tem acesso à informação comercial de mais de 52 milhões de empresas em todo o mundo e toma mais de 22.000 decisões diárias de limites de crédito.

A solvência da Crédito y Caución e do Grupo Atradius está avaliada pelas qualificações de fortaleza financeira “A”, da Standard & Poor’s, e “A2”, da Moody’s.

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