Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 11:50

Rio de Janeiro tem semstre indusrial positivo, diz pesquisa do Sistem Firjan


Salários crescem 9,6% e emprego bate recorde histórico em junho.

A indústria do Rio de Janeiro fechou o primeiro semestre de 2008 com crescimento de 7,15% nas vendas reais e de 9,68% nas horas trabalhadas em relação ao mesmo período do ano passado. A massa salarial cresceu 9,61% nessa comparação, e pessoal ocupado, 5,18%. O resultado de pessoal ocupado em junho foi o maior desde o início da série histórica, em janeiro de 2003, e representou a contratação de aproximadamente 2.100 novos trabalhadores. Os dados estão na pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pelo Sistema Firjan.

Levando em conta apenas os dados do mês de junho, comparados a junho de 2007, as vendas reais cresceram 3,26%, com as principais altas nos setores de Produtos de Metal (76,22%), Máquinas e Equipamentos (55,63%) e Minerais Não-Metálicos (44,85%). Os indicadores de pessoal ocupado (5,01%), massa salarial (9,77%) e horas trabalhadas (12,35%) acompanharam a alta. Na comparação entre junho e maio deste ano, todos os indicadores permanecem positivos, à exceção de vendas reais, que depois do ajuste sazonal fecharam em queda de 0,44% - isso não mostra, no entanto, uma reversão de tendência, de acordo com a análise dos técnicos do Sistema Firjan.

As estatísticas do mês de junho e do primeiro semestre não confirmaram os sinais de acomodação que foram observados em maio. A previsão para o segundo semestre é de crescimento mais moderado. Segundo a diretora de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, Luciana de Sá, “deve-se esperar algum arrefecimento no ritmo de alta, devido à perspectiva de desaceleração da economia brasileira frente ao aumento da taxa básica de juros para conter a recente trajetória de alta da inflação”. | www.firjan.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira