Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 11:56

Itaipu: Samek tem primeira reunião com diretor-geral indicado por Lugo


O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, reuniu-se no final da tarde do dia 1º de agosto (sexta-feira), pela primeira vez, com Carlos Mateo Balmelli, que assumirá o cargo de diretor-geral paraguaio em 15 de agosto, juntamente com o presidente eleito Fernando Lugo. Ambos ressaltaram a disposição dos dois países para o diálogo em torno das questões levantadas por Lugo durante a disputa eleitoral no Paraguai, como em relação aos valores que o Brasil paga pela energia excedente comprada do país vizinho.

Ainda em Assunção, de manhã, Balmelli reuniu-se com o assessor do presidente Lula para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, a quem entregou uma pasta contendo as principais reinvindicações do governo Lugo. “Trata-se de uma agenda em aberto. O principal é que percebemos no governo Lula uma enorme disposição para o diálogo, sem posições dogmáticas ou preconceituosas”, destacou Balmelli.

Entre as reivindicações feitas pelo novo governo paraguaio, está a realização de uma auditoria nas contas da binacional. Jorge Samek destacou que a empresa adota várias medidas de transparência , tais como a adoção da Lei Sarbanes-Oxley e a realização de pregões eletrônicos binacionais para a compra de produtos e serviços . Além disso, a empresa passa pelas avaliações constantes do Tribunal de Contas da União e da Eletrobrás.

“A Itaipu nada tem a opor a uma auditoria pelo novo governo paraguaio. Quanto mais transparência no trato com o patrimônio público, melhor”, afirmou Samek. “Vamos considerar todos os pedidos igualmente e apresentaremos contrapropostas nos itens em que não concordarmos”, afirmou Samek. O futuro diretor-geral paraguaio afirmou que as finanças de Itaipu são muito complexas e que ele precisará de tempo para poder analisá-las com mais profundidade.

Os dois diretores ressaltaram que os governos Lula e Lugo são favoráveis a uma maior integração entre os países, o que deverá fortalecer o Mercosul.

Perfil de Balmelli - Aos 47 anos, o advogado Carlos Mateo Balmelli é formado em Direito e Ciências Sociais, tendo se graduado, inicialmente, pela Universidade Nacional de Asunção (UNA), com cursos de especialização na Alemanha e doutorado pela Universidade de Mainz, em 1991. Além de espanhol, fala inglês e alemã.

Como político, tem sua trajetória estritamente ligada ao Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). Participou da Assembléia Constituinte, em 1992, foi deputado e senador (de 2003 a 2008) e presidiu o Congresso paraguaio no biênio 2003/2004. Ocupou, entre outros, o cargo de ministro das Relações Exteriores, em 1999, e de assessor político da vice-presidência da República, entre 2000 e 2001.

Balmelli publicou vários livros relacionados à sua área de especialização, como “O desevolvimento institucional” (1992), “Os processos internos e a globalização” (1995), “Governabilidade e Democracia” (1997) e “A Reforma Institucional do Estado e a Qualidade da Política” (1998), além de artigos traduzidos para o português, o inglês e o alemão. É um especialista em assuntos do Mercosul, tendo participado de diversos seminários nos vários países que compõem o bloco.| www.itaipu.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira