Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2008 - 11:58

Como decidir qual é o melhor MBA para você?

Decidir qual é a melhor escola de MBA a cursar é o investimento mais estratégico da sua carreira profissional. Este empreendimento financeiro requer no mínimo um processo decisório acertado. Apenas ler sobre as instituições desejadas não é suficiente. A melhor alternativa é conhecer os campi dessas universidades, interagir com estudantes e professores, assistir aulas, conversar com os escritórios de admissão, esclarecer dúvidas e compreender melhor os pré-requisitos e o perfil dos alunos selecionados.

Pensando nisto, a Interaction Times e a MBA House promoverão uma missão nos Estados Unidos, entre os dias 17 de outubro e 02 de novembro de 2008, para pessoas interessadas em cursar MBA naquele país e agregar valor aos seus currículos. O participante conhecerá os melhores MBAs nos EUA como as universidades de Wharton, Columbia, NYU, Yale, Harvard, MIT, Chicago, Kellogg, Stanford e Berkeley. Também ampliará o seu conhecimento nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação, mercado financeiro e sociedade civil. Terá a possibilidade de fazer visitas à instituições internacionais como Banco Mundial, Organização das Nações Unidas, Conselho das Américas, Missão Brasileira junto às Nações Unidas, Bolsa de Valores de Nova Iorque, Bolsa de Commodities de Chicago e empresas do Vale do Silício.

No dia 17 de outubro o grupo embarcará para Washington, onde terá o sábado e o domingo livres. A capital dos EUA é uma cidade incrível tanto sob o ponto de vista histórico, quanto por suas características arquitetônicas. O final de semana lá é estratégico para adquirir forças para a primeira semana de trabalho intenso.

Na segunda-feira dia 20, logo de manhã, a agenda será iniciada com uma reunião no Banco Mundial, em que a pauta será a dinâmica de atuação de um Banco que pensa o desenvolvimento. Após o aprendizado técnico e a fascinante experiência de ver pessoas das mais diversas origens trabalhando juntas, o grupo partirá para Filadélfia, para conhecer Wharton.

A Wharton University é considerada uma das primeiras escolas de negócios dos EUA. Foi lá que nasceu o MBA, pois desenvolveu o conceito de curso que oferece administração associada estreitamente ao mundo corporativo. Devido à sua enorme tradição, Wharton é sempre muito bem qualificada nos rankings internacionais e é reconhecida por sua qualidade em finanças, contabilidade e estratégia internacional. Também é uma universidade que privilegia um ambiente de colaboração entre a sua grande diversidade étnica e cultural.

Ao anoitecer o grupo segue para Nova Iorque, onde terá dois dias de agenda. Na terça-feira, dia 21, durante toda a manhã, um mini-curso sobre a interação da ONU com a Sociedade Civil será ministrado no prédio das Nações Unidas, na World Federation for United Nations Associations (WFUNA). Logo após um rápido almoço, haverá uma reunião na Missão Brasileira junto às Nações Unidas, quando será possível entender como o nosso país tem se manifestado junto à mais importante Organização Internacional do mundo. De lá segue-se diretamente para a Universidade de Columbia, onde haverá uma rodada de reuniões semelhantes às previamente realizadas em Wharton.

Columbia busca oferecer a mais rica experiência cultural aos seus alunos, prima pela diversidade da classe e pelo constante incentivo ao surgimento de idéias inovadoras. É verdade que seus professores não têm prêmios Nobel e de excelência acadêmica como em outras escolas, mas em Columbia os professores são profissionais que trabalham em Wall Street e portanto são atualizados diariamente nesta área. Como resultado, 50% dos seus alunos seguem carreira em finanças. Columbia também é bastante requisitada pela sua concentração em marketing e real-estate.

Na quarta-feira dia 22, o grupo aprofundará seus conhecimentos no mercado financeiro da Wall Street, onde verá a abertura do pregão da Bolsa de Valores de Nova York e participará de uma interessante reunião sobre o mercado de capitais norte-americano. De lá seguirá para o Conselho das Américas, onde compreenderá como se dá o relacionamento das maiores empresas do mundo com os mais importantes atores políticos do continente americano. O dia se encerrará com uma visita a Universidade de Nova York (NYU).

NYU é uma escola urbana, subdividida em prédios, no coração de Manhattan. Sua localização privilegia o contato com grandes instituições financeiras, o que a escola busca transferir ao máximo para seu currículo. Prima por um curso pragmático que oferece treinamento na prática associado a bons contatos profissionais. Não é à toa que esta escola é bastante procurada por profissionais que visam seguir carreira nos maiores e melhores bancos de investimento do mundo.

O grupo se despede, na quinta-feira, dia 23, do agito de Nova York e segue para New Haven, pequena cidade a duas horas da Big Apple, onde está localizada a Universidade de Yale. Fundada em 1717, Yale faz parte de um grupo seleto de universidades chamado de “Ivy League” que aclama as melhores e as mais tradicionais escolas dos EUA. Famosa por formar vários dos políticos e advogados mais influentes da história norte americana, o MBA de Yale vem construindo um prestígio proporcional. Yale oferece ao aluno de MBA uma experiência intelectual sem igual, pois ele tem a oportunidade de participar de atividades em todas as outras áreas da universidade durante seus dois anos de curso. Outro ponto forte da escola é seu serviço diferenciado de apoio à carreira que garante, através de um coaching individual, uma taxa elevada de empregabilidade para seus formandos.

Com a mesma dinâmica das demais universidades visitadas o grupo passará o dia em New Haven e à noite viajará mais duas horas até Boston, onde passará os próximos dois dias.

Na sexta-feira, dia 24, por toda manhã, os participantes visitarão o MIT (Massachusetts Institute of Technology). É praticamente impossível pensar no MIT e não associá-la a uma escola com tecnologia e inovação. Dito isto, o MIT oferece o melhor curso de inovação em negócios do mundo. A escola é bem conhecida também por seus programas de empreendedorismo (MIT Entrepreneurial Program) e produção (Leaders for Manufacturing) viabilizados nos laboratórios da escola (MIT labs), onde que o aluno consegue por em prática o que aprendeu. O programa de MBA oferece também a possibilidade de conseguir um diploma de mestrado duplo em Engenharia ou Biomedicina. Além de tudo isto, a localização do campus em Cambridge, cidade colada em Boston, permite um network privilegiado com a comunidade de Harvard.

Após o almoço, o grupo visitará Harvard, onde passará todo o período vespertino. Um nome que fala por si só em termos de excelência de ensino e prestígio, Harvard é provavelmente o MBA mais desejado do mundo. Conhecida por selecionar todo ano turmas bastante competitivas, Harvard baseia seu curso de MBA na participação em classe de seus alunos. Isto é feito através do método de estudos de caso, que foi difundido pela própria universidade e hoje é utilizado em praticamente todos os cursos de MBA do mundo. O que muda é a proporção na qual se utiliza o método: enquanto a maioria das escolas conta com estudos de casos com uma ferramenta complementar ao curso, Harvard usa o “case study” em praticamente todas as suas aulas. Isto se dá também pela ênfase do MBA da HBS (Harvard Business School), que é bastante focado em general management. Mas o segredo de Harvard reside mesmo em seus professores. O corpo docente da universidade é constantemente avaliado em aula, e a escola faz questão de manter os professores que mais se interessam por seus alunos, garantindo assim a melhor qualidade possível de interação acadêmica.

Em ambas as escolas a dinâmica será semelhante às demais. Após uma semana corrida, sugere-se um happy hour na famosa Harvard Square. No sábado o grupo embarca para Chicago, onde passará os próximos dias.

Na segunda-feira, dia 27, a primeira reunião da semana será na Bolsa de Commodities de Chicago, quando será debatida a negociação de alimentos e energia no mercado futuro, assunto de extrema relevância para o Brasil. De lá o grupo segue para a Universidade de Chicago, onde ficará o restante do dia. Não se enganem pelo ambiente ultra-moderno de seu imponente prédio de 125 milhões de dólares - o MBA da Universidade de Chicago é o segundo programa mais antigo do mundo. Aliada à enorme tradição, a escola prima por ter um corpo docente formado por professores com ampla experiência em pesquisa acadêmica (incluindo o maior número de prêmios Nobel em uma única escola), fazendo do MBA de Chicago um dos cursos mais densos do mundo. Esta ênfase acadêmica impede seus professores de se dedicarem ao mundo corporativo, mas este gap é mais do que compensado com a forte ligação que a escola tem com empresas e com o programa de desenvolvimento de competências de liderança que oferece aos alunos - o LEAD (Leadership Effectiveness and Development).

Na terça-feira, dia 28, o grupo irá para Evaston, pequena cidade situada a poucos minutos de Chicago, onde está localizada a Kellogg School, dentro da Northwhestern University. Às margens do Lago Michigan, Kellogg tem um do campus mais agradáveis dos EUA. O ambiente da escola também conta muito com isso, pois lá se estimula a total colaboração entre alunos. Isto é tão forte na cultura de Kellogg que praticamente não se percebe a existência da administração formal da escola, posto que são os alunos que lideram tudo no campus. Além disto, Kellogg oferece o melhor programa de Marketing do mundo, e ainda se tem a opção de escolher o MBA no formato de um ano ou dois.

O programa seguirá os mesmos moldes das outras universidades e de lá o grupo irá rumo a São Francisco, na Califórnia.

Chegando à Costa Oeste, haverá mais dois dias de reuniões em universidades de ponta: Berkeley e Stanford. Faremos uma reunião na quarta e uma na sexta, já que o trânsito do Vale do Silício inviabiliza qualquer tentativa ousada de deslocamento num único dia!

O programa de Stanford é considerado realmente “de elite” - não só pelo calibre dos alunos aceitos, que são avaliados através de uma enorme variedade de critérios, (conta-se que um candidato com pontuação de 800 no GMAT e outro candidato com recomendação do Papa foram ambos recusados para o programa em 2005), mas também pela qualidade profissional de seus professores - quase todos são líderes mundiais nas suas respectivas áreas. Por exemplo, o professor do curso de empreendedorismo, um empresário bem sucedido, recentemente comprou o Boston Celtics, um time de basquete da NBA. Esta competência faz de Stanford um programa único. Além disto, sua presença no Vale do Silício permite acesso a um grande número de investidores, o que faz o clima de empreendedorismo predominar na escola.

Na quinta-feira acontecerão três reuniões importantes: Google, Oracle e Centro de Sustentabilidade do Vale do Silício. Nas duas primeiras, o grupo verificará o dinamismo e as diferentes estratégias de empresas de Tecnologia de Informação. Na última visita, um debate sobre sustentabilidade e como o mundo corporativo está se preparando para lidar com as questões que se colocam neste novo milênio serão pautas.

Na sexta, a agenda se encerrará com uma visita a Berkeley, uma universidade famosa nos Estados Unidos por ser extremamente engajada politicamente e socialmente. Foi de lá que saíram grandes pensadores e físicos como Fritjof Capra, autor de “O Tao da Física”, e onde surgiu um foco importante do movimento contra a Guerra do Vietnã. O MBA de Berkeley, especificamente, oferece uma oportunidade rara ao aluno lá aceito pois as classes são reduzidas, privilegiando a interação entre alunos e professores. Seu programa merece destaque em Marketing, Inovação e Sustentabilidade.

No sábado ainda há tempo para conhecer a cidade de São Francisco, admirar a beleza da sua baía e fazer as últimas compras. No domingo de manhã o grupo encerra a viagem, embarcando de volta para São Paulo com conexão em Dallas.

O conhecimento integral adquirido por meio destas reuniões permitirá aos participantes escolher de forma adequada o curso que mais satisfaz suas necessidades profissionais, abrindo um novo espectro de oportunidades para alavancar suas carreiras de maneira sustentável e diferenciada. Não menos importante, a participação nesta missão permitirá aos integrantes uma visão global sobre temáticas absolutamente relevantes, tornando-os global thinkers. Tal capacitação será útil para o seu crescimento pessoal e profissional, e alavancará as suas chances de ser aceito, se assim desejar, em uma instituição de ponta.

Perfil da Interaction Times: A Interaction Times Consultoria e Assessoria em Relações Internacionais realiza projetos relacionados à projeção internacional do Brasil. Atua no ramo de consultoria e assessoria em relações internacionais, planejando e promovendo missões comerciais, viagens acadêmicas, cursos e eventos ligados à área de Relações Internacionais.

Sobre a MBA House: A MBA House é escola líder na América Latina em preparação de executivos e profissionais de outras áreas para o ingresso nos melhores MBAs do Brasil e do mundo. Professores e consultores, especialistas no atendimento individual e a grupos reduzidos nas fases de desenvolvimento do candidato, e o apoio tecnológico didático desenvolvido internamente conferem à MBA House resultados comparáveis aos melhores do mundo. | Site: www.interactiontimes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira