Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2008 - 10:06

Seguradoras esperam redução das apólices

Com a diminuição do número de acidentes, provocada pela Lei Seca, empresas do setor prevê queda de 10% a 20% nos seguros de veículos. Sincodiv/DF não aposta em uma queda tão significativa.

Brasília – Com a redução de 20,5% do número de acidentes com mortes no Distrito Federal, após um mês de vigência da Lei Seca, as empresas de seguro da região estimam que os preços das apólices de seguro para veículos possam cair de 10% a 20%. Ao diminuir a incidência de sinistros por causa de uma fiscalização mais eficiente e de penas mais duras para quem dirige embriagado, a nova norma proporcionaria às seguradoras a possibilidade de aproveitar os recursos destinados a cobrir prejuízos materiais, para conceder descontos aos motoristas que renovarem a apólice ou assinarem o primeiro contrato de seguro do automóvel.

O consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal ( Sincodiv/DF), Antônio Vaz de Oliveira, acredita que os valores das apólices possam variar. Entretanto, ele não é tão otimista quanto ao recuo de 20% dos preços motivado pela diminuição de acidentes.

“Cerca de 30% da frota de carros estão segurados. O que é muito pouco. Há, portanto, um grande mercado a ser conquistado. E as empresas de seguro, sempre que tiverem a oportunidade, não perderão a chance de lucrar. A tendência é de que o número de seguros aumente, mas a partir de uma mudança de cultura dos brasileiros, que cada vez mais se preocupam em se resguardar de possíveis problemas com o próprio carro”, afirma.

Para Oliveira, o valor das apólices varia de acordo com o modelo, incidência de roubos e furtos de determinado veículo, custo do reparo, entre outros aspectos. “O preço das apólices podem ser mais baratos ou não, depende do automóvel. Essa variação sempre vai ocorrer. Mas não aposto em uma redução de 20% dos seguros impulsionada pela lei de tolerância zero à ingestão de álcool. A queda de preços pode ocorrer mais pela própria dinâmica do mercado e pela concorrência acirrada”, considera.

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) espera que o valor das apólices tenha uma queda de 20% em todo o país, num período de seis meses. Mas a entidade prevê que para o preço apresentar queda, a fiscalização deve ser eficiente. “Seria ótimo se houvesse uma redução real do preço das apólices, como prevê a Fenacor. Mas não acredito que as seguradoras vão mexer nisso. Vamos esperar para ver”, conclui Oliveira.

Perfil do Sincodiv-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal ( Sincodiv/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira