Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2008 - 11:30

Estrelas do jornalismo brasileiro em Brasília

Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras da segunda turma da Escola Livre de Jornalismo.

Brasília - Alguns dos principais jornalistas de Brasília e de outras partes do Brasil participarão como palestrantes da segunda turma da Escola Livre de Jornalismo, a partir de 16 de agosto. A programação do ciclo de palestras traz à Capital Federal, semanalmente, um experiente e renomado profissional, que apresenta e comenta os diferentes campos de atuação do Jornalismo. O curso é voltado para estudantes, recém-formados e profissionais da área interessados em aprofundar seus conhecimentos. Ao final, cada participante recebe um Certificado de conclusão.

Entre os 16 jornalistas selecionados há vencedores dos mais respeitados prêmios da Imprensa brasileira, como Jabuti, Esso, Ayrton Senna, Embratel e CNT. A carreira dos profissionais inclui trabalhos nos maiores veículos de comunicação do País, como Rede Globo, Band, Veja, Época, Carta Capital, Folha de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Correio Braziliense e outros.

As apresentações acontecerão sempre aos sábados, de 9h a 12h, no auditório do Colégio Sigma da Asa Norte (Quadra 910 Norte), em Brasília. As inscrições devem ser feitas até 15 de agosto, na sede do Sindicato dos Jornalistas, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 2, nº 430, ao lado do Correio Braziliense. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Oficinas - Outra opção é participar durante a semana das Oficinas de Reportagens, no Sindicato dos Jornalistas. A proposta é fazer abordagem personalizada que atenda às necessidades e dificuldades dos alunos nas etapas de produção de pauta. Serão trabalhadas, de forma positiva, características pessoais e profissionais de cada candidato. No final do curso, o aluno se sentirá confiante para explorar o seu talento, por ter aprendido jornalismo com profissionais experientes e premiados.

As oficinas serão de segunda à sexta-feira em duas turmas: a primeira das 8h às 10h; a segunda das 19h às 21h. As vagas são limitadas a 20 alunos por turma e serão preenchidas por ordem de inscrição. Os jornalistas Gustavo Krieger, Leandro Fortes e Olímpio Cruz Neto ministrarão as oficinas. As aulas começam em 18 de agosto.

Mais informações pelo telefone (61) 3343-2251 ou pelo e-mail [email protected].

Os jornalistas palestrantes da Escola Livre de Jornalismo.: Marcelo Canellas: Fará a primeira palestra. Repórter especial da TV Globo em Brasília, Canellas é um dos mais conceituados e premiados especialistas em jornalismo social no Brasil.

Míriam Leitão: Apresentará a segunda palestra, que ocorrerá dia 23 de agosto. Comentarista da TV Globo, GloboNews e CBN, Míriam Leitão é colunista do jornal O Globo e uma das mais respeitadas jornalistas econômicas do País.

Mino Carta: Criador das revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ, é o jornalista que criou o modelo da revista semanal brasileira. É o criador e diretor da revista CartaCapital.

Ricardo Noblat: Colunista de O Globo e criador do Blog do Noblat, é uma das maiores referências do jornalismo político brasileiro.

Luís Nassif: Diretor da agência Dinheiro Vivo, blogueiro e comentarista econômico, é dono de um dos textos mais críticos da imprensa brasileira. Durante 15 anos foi colunista da Folha de S.Paulo.

Fernando Rodrigues: Repórter especial da Folha de S. Paulo, está voltando de um ano de estudos na Universidade de Harvard. Um dos principais repórteres investigativos no Brasil, tem no currículo, entre outros, quatro prêmios Esso.

Leandro Fortes: Repórter da revista CartaCapital em Brasília, é autor dos livros “Jornalismo Investigativo”, “Cayman: o dossiê do medo”, “Fragmentos da Grande Guerra”, “Brasil no contexto” e “Políticos ao entardecer”, entre outros. É professor do Iesb.

Gustavo Krieger: Repórter especial e colunista do Correio Braziliense, é vencedor do Prêmio Embratel de Jornalismo e do Instituto Prensa y Sociedad pela melhor reportagem sobre corrupção publicada na América Latina e professor de jornalismo no Iesb.

Heraldo Pereira: Repórter especial da TV Globo em Brasília, é comentarista do Jornal da Globo e membro da equipe de apresentadores do Jornal Nacional.

Cláudio Julio Tognolli: Pioneiro na sistematização do jornalismo investigativo no Brasil, ganhou os prêmios Esso, Jabuti, Folha de Jornalismo e do Depto. de Estado dos EUA. É professor da ECA-USP e da Unifiam-Faam.

Mara Régia: Apresentadora do Programa Natureza Viva, na rádio Nacional da Amazônia, é símbolo de militância ecológica e pelos direitos da mulher e vencedora dos prêmios Chico Mendes, Ayrton Senna e de Cidadania do Banco Mundial.

Olímpio Cruz Neto: É professor de jornalismo no Iesb e um estudioso do fenômeno do rock’n’roll de Brasília, colaborando para o site Senhor F e a Rolling Stone, tendo trabalhado como repórter e editor em jornais nacionais. Foi vencedor do Grande Prêmio Folha 1995 e do Prêmio CNT de Jornalismo 2001.

Cristiano Romero: Repórter especial e colunista do jornal Valor Econômico, é um dos mais experientes e bem informados jornalistas de economia do Brasil. Foi correspondente em Washington (EUA) e repórter do Jornal do Brasil.

Eliane Brum: Repórter especial da revista Época, Eliane tem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Reconhecida como um dos melhores textos do Brasil, une como poucos a sensibilidade à capacidade de investigação.

Erika Klingl: Repórter especial do Correio Braziliense, recebeu, em 2007, o prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e é vencedora do prêmio Tim Lopes de Jornalismo.

Daniela Pinheiro: Repórter especial da revista Piauí, trabalhou nas redações da revista Veja, além de ter passado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira