Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2008 - 11:36

MuBE apresenta “Esculturas”, de Horacio Kleinman

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura traz, entre os dias 8 e 24 de agosto, a arte do pintor e escultor Horacio Kleinman. Após 11 anos, o artista argentino volta a apresentar o seu trabalho, desta vez intitulado “Esculturas”. Ele demonstrou sua alegria ao retornar para o mundo das grandes exposições. “A emoção foi muito grande quando eu recebi a carta de convite do MuBE. Agora eu estou concentrado para que tudo saia perfeito”, diz o artista. A exposição contará com vinte esculturas.

Kleinman diz qual é a característica de sua obra. “Eu faço arquitetura com figuras humanas. Através delas, transmito uma mensagem, independente de ser figura sem rosto. Na utilização de cor, que não é muito comum em esculturas, também há uma mensagem”. Jacob Klintowitz, curador da exposição de Kleinman, explicou que “a escultura de Horacio Kleinman não se revela ao primeiro olhar. Ao contrário, ela se apresenta envolta em mistérios e é necessário que o contemplador se detenha em sua análise e penetre sob os véus que envolvem a escultura. O mundo kleinmiano é feito de surpresas, ocultas personagens, cenários dentro de cenários.”

Para que o seu retorno fosse triunfal, Kleinman comprovou ser um artista arrojado e buscou um material novo, criado nos Estados Unidos e que ainda não foi importado pelos brasileiros. Chama-se grancrete, uma espécie de concreto em pó que pode ser aplicado em quase todo tipo que superfície (placas de isopor, metal, madeira, fibras naturais). Após vinte minutos obtém-se, com grande aderência, uma parede à prova d'água, resistente a fogo e a altas temperaturas, com o dobro de resistência do concreto tradicional e uma duração mínima de 100 anos. Kleinman colocou grancrete sobre o isopor, para fazer algumas esculturas. Em outras, utilizou cimento cola.

Perfil do artista - Horacio Kleinman é um artista de sólida formação técnica e cultural. O pintor e escultor de 65 anos nasceu na Argentina. Aos 20 anos, ele finalizou o curso de desenho e pintura. Com 26, resolveu se dedicar a sua outra profissão, a de arquiteto. Em 1980, Kleinman voltou a expor suas obras. Sua primeira exposição individual ocorreu no MASP. Depois, ele apresentou suas esculturas em diversos locais, entre eles: Galeria Arte Aplicada, Galeria Wildenstein (Buenos Aires), “Panorama da Escultura” no MAM, “100 anos de Escultura Brasileira” no MASP, Galeria Arte Aplicada. Sua última exposição individual foi em 1997, no MuBE.

“Esculturas” de Horacio Kleinman – 20 obras,de 8 a 24 de agosto (abertura oficial no dia 7, só para convidados), de terça a domingo, das 10 às 19 horas, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, S. Paulo. Informações: (11) 2594-2601. Entrada Franca. O MuBe possui acesso para pessoas com deficiência, restaurante e ar-condicionado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira