Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 07:34

SP Wireless: maior cidade do País recebe evento sobre Cidades Digitais

A maior cidade do País receberá o seminário SP Wireless em 3 de setembro de 2008, e vai colocar em debate aspectos, questionamentos e novidades no âmbito das Cidades Digitais. Estruturado em painéis, mesas-redondas e apresentação de casos, o evento tem como objetivo mostrar que Cidade Digital é muito mais que oferecer à população de baixa renda acesso à tecnologia. Significa também modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, ampliando as perspectivas de cidadania.

"Através de inúmeros casos de sucesso e modelos de negócio, observamos que, tanto em grandes cidades, como em localidades menores com pouco acesso a recursos financeiros, é viável a implantação e execução de projetos deste tipo", diz Thiago Chagastelles, da Network Eventos, empresa organizadora do seminário.

A intenção, segundo ele, é atrair administradores e formadores de opinião, especialmente gestores públicos das cidades paulistas. A realização do evento em São Paulo preenche um espaço: o governador do Estado, José Serra, em seu plano de governo elaborado em 2006, já anunciava a intenção de transformar todos os 645 municípios paulistas em Cidades Digitais, com conexão de banda larga à internet, utilizando para isso a rede de computadores do governo do estado, a Intragov. A meta seria instalar pelo menos uma conexão de 2 Mbps e postos de acesso wireless em cada município até 2010.

O Estado ainda não avançou muito neste esforço e, exatamente por isso, a discussão proporcionada pelo SP Wireless pode contribuir para novas iniciativas de Cidades Digitais em São Paulo, a exemplo de Sud Mennucci, pioneira em projeto digital no Estado, e de Campinas, cujo projeto, amplo, inclui de infovia municipal a centros de monitoramento de segurança.

Tecnologias e regulamentação em debate - "Após um ano e meio realizando eventos sobre Cidades Digitais em todo o Brasil, felizmente é notável o maior engajamento dos administradores públicos quanto ao impacto social e econômico alcançado com a modernização da administração pública. Dificuldades existem e sempre existirão. Os aspectos técnicos e financeiros em todos os projetos apresentados foram superados. Então, o que falta para novas Cidades Digitais surgirem?", questiona Chagastelles.

Tentativas de resposta a essas e outras perguntas estarão no evento, que terá na mesa de abertura o presidente nacional do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, com presença já confirmada. São esperados também Rogério Santanna, secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento; Heliomar Medeiros de Lima, diretor de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, e Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel, entre outros.

No painel "Cidades Digitais – Inovação para sustentabilidade", consultores em TICs e em Cidades Digitais irão discutir formas possíveis de os projetos se pagarem. No debate sobre "Escolas conectadas", algumas empresas vão apresentar suas experiências em projetos de internet e ampliação de acesso nas escolas, majoritariamente públicas, realizados em parceria com o poder público. Os painéis sobre "Integração de postos de saúde", "Tecnologias disponíveis" e "Monitoramento de segurança em áreas públicas" vão apresentar os diferentes equipamentos e softwares disponíveis para as variadas necessidades dos projetos de municípios digitais.

Haverá ainda os painéis "Tecnologias da informação para a modernização da administração pública" e "Recolhimento de tributos – agilização da cobrança via PDAs", que demonstrarão tecnologias bem específicas e segmentadas. Maximiliano Martinhão, representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai discorrer sobre aspectos regulatórios. No painel sobre casos de sucesso, será possível conhecer duas experiências do vizinho Paraná: Londrina e Foz do Iguaçu, que instalou rede pré-Wimax cobrindo todo o território da cidade.

"Os benefícios abrangem todas as áreas, da administração pública à educação, passando pela saúde e segurança, e estendendo-se à economia do município. É importante, para quem está interessado em implantar projetos de Cidade Digital, conhecer todas essas possibilidades e nuances", analisa Chagastelles.

O evento será realizado no dia 3 de setembro, quarta-feira, das 9h às 18h50, no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo). As incrições custam R$ 500 e podem ser feitas online. O seminário tem o apoio de Agência Estado, Convergência Digital, Convergência Latina, Guia das Cidades Digitais, Teleco e Telecom Online e conta com o patrocínio de Motorola e Philips. Mais informações no site da Network Eventos. | Por: GuiadasCidadesDigitais

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira