Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 07:38

Operadoras brasileiras se comprometem com os serviços de IM Pessoais interoperáveis

A colaboração criará uma das maiores comunidades de IM móveis no mundo.

Londres - a GSMA, associação comercial global para a indústria móvel, anunciou hoje que oito operadoras móveis no Brasil estão trabalhando juntas para lançar os serviços de IM Pessoais interoperáveis, em âmbito nacional. As operadoras, incluindo Vivo, TIM Brasil, Claro, Oi, Brasil Telecom, Sercomtel, Nextel Brasil e CTBC Brasil, assinaram um acordo para fornecer serviços de IM Pessoais interoperáveis que permitirão aos seus clientes trocar mensagens com usuários em suas determinadas redes.

Como resultado do forte apoio da comunidade de operadoras brasileiras, os clientes estarão entre os primeiros na América Latina a desfrutar de um serviço interoperável completo. Este acordo também significa que mais de 130 milhões de assinantes serão capazes de trocar mensagens instantâneas no Brasil, tornando-se uma das maiores comunidades de IM móvel na América Latina e uma das maiores do mundo.

"Estamos muito satisfeitos que as operadoras brasileiras tenham concordado em colaborar e conceder aos seus clientes a capacidade de trocar mensagens IM, em âmbito nacional, através de diferentes redes," disse Rob Conway, CEO e Membro da Diretoria da GSMA. "Este é um grande feito para a iniciativa de IM da GSMA e é muito bom que as operadoras móveis estejam trabalhando juntas para o benefício de seus clientes."

A iniciativa IM foi lançada pela GSMA com o apoio de operadoras, em larga escala, e está baseada em princípios que fizeram das ligações de voz e mensagens de textos serviços tão populares. O impulso continua a ganhar força já que os serviços interoperáveis entre redes de operadoras agora estão disponíveis para usuários de telefonia móvel em países da Europa, Ásia e África.

A implantação dos serviços de IM interoperáveis no Brasil se constrói em cima do sucesso dos serviços de IM ao vivo, já disponíveis na Malásia e índia. Na Malásia, os clientes da DiGi Telecommunications e Máxis são capazes de enviar mensagens instantâneas um para o outro utilizando seus celulares. Na Índia, várias das principais operadoras incluindo a Bharti Airtel, Aircel, BPL Mobile, BSNL, Idea, MTNL, Reliance Telecom, Spice e Vodafone-Essar, implantaram soluções de IM disponíveis no mercado.

Citações de apoio das operadoras:"O Brasil tem uma base de assinantes IM muito forte no ambiente da internet. Se considerarmos que a comunidade de usuários móveis é cerca de três vezes maior que a penetração da web no Brasil, nós podemos assumir que o serviço será bem recebido por nossos clientes," disse Alexandre Fernandes, Diretor, Serviços e Produtos, Vivo. "A Vivo tem um histórico de expansão de serviços interoperáveis e estamos satisfeitos por estarmos estudando a implantação deste projeto GSMA."

"O forte crescimento na utilização de serviços de mensagens entre os clientes da TIM confirma a necessidade de uma evolução do SMS para uma experiência IM total, sem barreiras entre as operadoras e as comunidades," disse Marco Lopes, Diretor de Marketing da TIM Brasil. "A TIM é sempre uma incentivadora de novas tendências e serviços como parte da evolução de comunicações móveis e se une a esta iniciativa para trazer aos seus clientes um novo serviço sem fronteiras."

"Por fornecer serviços de IM interoperáveis em âmbito nacional, a Claro está muito satisfeita de estar à frente de novas e inovadoras tecnologias e serviços na indústria móvel," disse Fiamma Zarife, VAS Director of Claro Brazil. "Nossos clientes estarão contentes com o fato de que em breve serão capazes de trocarem mensagens IM com amigos e familiares, que estejam em redes diferentes, em todo o Brasil."

"O fornecimento de novos serviços de IM interoperáveis para os usuários está ocorrendo em escala global e é um aprimoramento do envio de mensagens via SMS," disse Gustavo Alvim, Gerente VAS da Oi. "Esta evolução possibilitará aos usuários no Brasil a se comunicarem mais rápida e eficientemente e a Oi está sempre em busca de soluções que melhorem e simplifiquem o estilo de vida de nossos clientes."

"O objetivo principal da Brasil Telecom é melhorar a vida de todas as camadas da população Brasileira por meio de serviços convergentes e promoções inovadoras," disse Luis Henrique Coni de Castro Lima, diretor de Operação Móvel e Desenvolvimento de Negócios na Brasil Telecom. "Nós acreditamos que a iniciativa Personal IM será um sucesso, e que com isso nós eliminaremos mais uma barreira para comunicação, aproximando as pessoas e tornando suas vidas mais simples."

"O lançamento do IM interoperável no Brasil, através de diferentes redes, garante que as operadoras possam interagir umas com as outras e colaborar para impulsionar novas tecnologias," disse Wanderley de Rezende Neiva, Diretor de Engenharia e Planejamento da Sercomtel. "Esperamos que vários usuários no Brasil se beneficiem desta colaboração, já que a mensagem instantânea é um serviço muito popular por todo o país."

"O IM concederá aos clientes da Nextel a capacidade para interoperar perfeitamente, em cima dos nossos bem conhecidos serviços push to talk," disse Mario Carotti, Vice-Presidente de Marketing da Nextel Brasil. "Acreditamos que o IM será um complemento poderoso às nossas contribuições existentes."

De acordo com o diretor de marketing da CTBC, Milton Bonservizzi, novos serviços que promovam a interatividade entre clientes das operadoras é uma realidade crescente. "Apoiamos e queremos contribuir com tecnologias e produtos que levem ao cliente possibilidades inovadoras para se comunicar," diz Bonservizzi. Para ele, o IM poderá agregar valor aos produtos e serviços da operadora, como a tecnologia 3G, e será um complemento da atual oferta da CTBC.

Perfil da GSMA: A GSM Association (GSMA) é a associação comercial global que representa mais de 750 operadoras de celulares GSM em 218 países e territórios do mundo. Os membros da Associação representam mais de 3 bilhões de conexões GSM e 3GSM - acima de 86% das conexões de celulares do mundo. Além disso, mais de 200 fabricantes e fornecedores apóiam as iniciativas da Associação como parceiras fundamentais. As metas principais da GSMA são garantir que os serviços de celulares e wireless funcionem globalmente e sejam facilmente acessíveis, aumentando seu valor para os clientes individuais e as economias nacionais, enquanto cria novas oportunidades de negócios para as operadoras e seus fornecedores. | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira