Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 07:43

FERROUS visa tornar-se uma das maiores mineradoras do mundo


Empresa inicia projetos com sondagens e recuperação ambiental, os investimentos criarão 5.000 empregos diretos, e produção deve alcançar 50 milhões de toneladas/ano em 2014.

A Ferrous Resources do Brasil Ltda é uma empresa brasileira, criada em 2007, para a pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro, nos mercados interno e externo. A mineradora tem como objetivo ampliar constantemente as operações de forma a tornar-se uma das maiores do mundo em seu setor.

A nova companhia já nasce em sintonia com os mais modernos conceitos de responsabilidade ambiental e social.  Suas ações iniciais, nas áreas de mineração adquiridas neste primeiro ano, estão voltadas para a recuperação ambiental e para deter processos de deterioração ocorridos em período anterior à sua gestão. O respeito ao meio ambiente é um compromisso assumido em todas as etapas de trabalho.

Investimentos e geração de empregos - O plano de negócios prevê investimentos da ordem de US$ 6 bilhões, entre 2008 e 2014, para a aquisição de áreas de mineração, implantação de projetos, recuperação ambiental, pesquisa, compra de equipamentos e infra-estrutura. Esses investimentos estarão concentrados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Neste último, a empresa construirá um complexo industrial, em Presidente Kennedy, no extremo sul do Estado, constituído de um porto e três usinas de pelotização, interligado por um mineroduto de aproximadamente 400km à mina de Viga, em Congonhas (MG). A execução do plano já proporciona a geração de 400 empregos diretos e 600 indiretos, devendo atingir 5.000 postos de trabalho quando alcançar a operação plena.

Os recursos para esses investimentos provêm de investidores institucionais que acreditam no potencial produtivo do Brasil. A empresa é presidida por Carlos Gilberto Mansur Marques, geólogo com mais de 35 anos de atuação em projetos no país e no exterior, nos quais trabalhou para companhias como Vale, CPRM, Rio Tinto, BP Minerals e Billiton-Shell Metais.

As áreas adquiridas neste primeiro ano estão localizadas no chamado quadrilátero ferrífero de MG. São compostas pelas minas de Serrinha e Esperança, no município de Brumadinho; Santanense, em Itatiaiuçu, além de Viga, no município de Congonhas. As estimativas dos recursos minerais dessas áreas permitem que a FERROUS projete uma produção de 50 milhões de toneladas por ano a partir de 2014, a maior parte a ser exportada.

Áreas de mineração - Em Serrinha, foram adquiridos área e direitos de mineração de empresa que explorava a mina desde a década de 60. As atividades estavam paralisadas há treze anos. Os primeiros trabalhos da FERROUS consistiram em realizar obras de recuperação ambiental, ao mesmo tempo em que são desenvolvidos estudos geológicos. As obras de recuperação já detiveram o processo de assoreamento de córregos e leitos de água nas vizinhanças da mina, o que ocorria com freqüência nos períodos de chuva. A empresa tem procurado as lideranças comunitárias próximas à mina para explicar os benefícios de sua atuação, bem como esclarecer seu compromisso com a exploração sustentável dos recursos naturais.

Em Santanense, os trabalhos de sondagem devem ser concluídos no final deste ano, determinando o potencial minerário da área que é trabalhada desde 1965. Já foram realizadas obras de reconformação e construção de barragem. Ali também os trabalhos estavam interrompidos há uma década, causando danos ambientais que estão sendo sanados pela FERROUS.

A recuperação ambiental também é a preocupação inicial em Esperança, dando continuidade a programa iniciado em 2005 pelos antigos proprietários. A área, explorada desde a década de 40, já foi considerada o mais grave passivo ambiental do quadrilátero ferrífero e, atualmente, é uma referência de trabalhos de recuperação. Foram feitos serviços de drenagem e construção de barragem de rejeitos, restaurando 95% do córrego Esperança. Na fase atual, está sendo implantado o separador magnético, parte do processo para a extração de finos de minério.

Em Viga, que existe desde 1935, a área de direitos minerários chega a mais de 1,8 mil hectares. Nessa mina, que é vizinha à de Casa de Pedra, os trabalhos de sondagem devem ser concluídos ao final de 2009. Nesse prazo, também estão previstas obras para o desassoreamento de um córrego e para a recuperação de estradas locais.

Centro de Pesquisas Tecnológicas da FERROUS - A política de desenvolvimento sustentável da FERROUS tem como objetivo planejar o melhor uso dos recursos naturais. Uma política que se tornará ainda mais sólida com a criação do CPT (Centro de Pesquisas Tecnológicas da FERROUS), em Brumadinho. Essa instituição empregará cerca de 120 pessoas em vários laboratórios a partir de 2012.

Já no primeiro semestre de 2009, o CPT contará com uma Usina Piloto de Beneficiamento de Minérios. Daqui a quatro anos, o centro também terá uma Usina Piloto de Pelotização.

Estratégia - Para alcançar seu objetivo de figurar entre as maiores empresas do setor, a FERROUS procurou em seu primeiro ano adquirir pequenas e médias mineradoras, além de direitos minerários ainda não explorados, ou que não tiveram seqüência. A empresa inicialmente tem como meta posicionar-se como fornecedora para o mercado interno, aumentando a produção gradualmente para também chegar aos mercados externos de forma significativa. Não obstante, já no curso deste ano a FERROUS estará realizando suas primeiras exportações.

O início das operações da empresa ocorre em um cenário de crescente demanda pelo minério de ferro, perspectiva que deve se manter nos próximos anos. Investimentos em obras de infra-estrutura e projetos siderúrgicos ocorrem tanto no Brasil quanto em vários outros países, o que torna o mercado muito receptivo à atuação de uma nova mineradora de grande porte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira