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06/08/2008 - 08:15

Os VLTs saindo do papel

O tema será abordado pelo consultor Peter Alouche, na 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 2 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca na Rua Frei Caneca, 596, 2º andar, São Paulo.

Segundo Alouche, apesar do modo ter sofrido melhorias sensíveis através da sua operação em vias exclusivas como em Curitiba e em São Paulo, o sistema de transporte urbano tem se apresentado insuficiente e saturado em muitos corredores, necessitando ser substituído por um modo de maior capacidade como metrô ou um sistema férreo mais leve: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, quando a demanda não justifica um sistema pesado.

Dos três modos, só o VLT ainda não foi introduzido nas cidades brasileiras, apesar das inúmeras redes que se implantaram com grande sucesso em dezenas de cidades européias, americanas, australianas e asiáticas.

O Veículo Leve sobre Trilhos é um sistema de transporte que atende à oferta existente entre o ônibus e o metrô pesado. Geralmente não tem a sua faixa completamente segregada. De acordo com seu grau de segregação e a tecnologia adotada, pode garantir uma capacidade de transporte que varia de 15.000 a 35.000 pass/h/sentido. A sua principal característica é a adaptação perfeita ao meio urbano. Sua implantação é geralmente fruto de um projeto associado a uma renovação urbana.

Os projetos que parecem mais adiantados para serem implantados em cidades brasileiras são o SIM da Baixada Santista, o VLT de Brasília, o de Vitória e o de Goiânia. Há, também, perspectivas boas de implantação de VLT em dois ou três corredores da Cidade de São Paulo, como também no Rio de Janeiro, em Niterói e São Gonçalo. As cidades João Pessoa, Maceió, Natal e Teresina, no nordeste do Brasil, transformarão seu antigo sistema de trens em modernos VLTs. “É preciso, enfim, citar o projeto de VLT do Cariri, que já é uma realidade, com o veículo projetado e fabricado em Barbalha na região carirense”, complementa Alouche.

Paralelamente à Semana de Tecnologia Metroferroviária acontece a METROFERR, feira que reúne as empresas mais representativas do setor para uma exposição do que há de mais moderno na área de transporte público, visando desenvolver integração e sinergia entre fornecedores, operadores e técnicos do setor metroferroviário para a melhora do transporte público.

14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontece de 2 a 5 de setembro de 2008, senod 1º dia – das 14h às 17h, 2º ao 4º dia – 9h às 17h30, no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 596, 2º andar – São Paulo – SP. www.aeamesp.org.br/14semana | www.aeamesp.org.br

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