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06/08/2008 - 08:17

Log-In registra EBITDA ajustado de R$ 22,4 milhões e margem EBITD ajustado de 22,6% no 2T08


Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3), a primeira e única empresa do Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para transporte de contêineres porta-a-porta e movimentação portuária, apresenta seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2008. Todas as informações apresentadas neste relatório, exceto quando indicado de outra forma, são expressas em moeda corrente nacional (reais ou R$).

Segundo a nota, conforme informações contidas no Prospecto Definitivo de Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Log-In (Prospecto Definitivo), a Companhia passou por um processo de reestruturação de suas atividades operacionais em dezembro de 2006, de maneira a centralizar na sua estrutura os ativos relacionados ao transporte e movimentação de contêineres. Adicionalmente, foram transferidos para a Companhia Vale do Rio Doce (Vale) os ativos que se encontravam sob a estrutura da Log-In, mas que não estavam relacionados com o transporte ou movimentação de contêineres. Entretanto, como não foi possível refletir algumas conseqüências da reestruturação operacional nos registros contábeis em 2007, apresentamos informações combinadas para o segundo trimestre de 2007 onde foram procedidos alguns ajustes com o objetivo de permitir uma análise comparativa das operações da Log-In após a conclusão do processo de reestruturação. O objetivo é facilitar a análise dos resultados por parte do mercado de capitais, disponibilizando as informações na mesma base em que foram apresentadas no Prospecto Definitivo. Em 2008, apresentamos apenas o resultado societário da Log-In.

Os destaques ficam por conta dos 17,9% acima do 2T07, R$ 19 milhões. A margem EBITDA ajustado foi de 22,6%, 1,8 p.p. superior ao 2T07. O EBITDAR ajustado somou R$ 26,7 milhões, incremento de 13,6% ante o 2T07, e a margem EBITDAR ajustado foi de 26,9%. O EBITDA do TVV foi de R$ 18 milhões, com margem EBITDA de 49,9%. O EBITDA ajustado da Navegação Costeira foi de R$ 9 milhões e a margem EBITDA ajustado de 20,6%. No Trem Expresso, o EBITDA foi de R$ 2,2 milhões com margem EBITDA de 12,4%.

No 2T08, a movimentação total de contêineres no TVV diminuiu 7,8%, com crescimento de contêineres cheios de 3,2%. O volume transportado na Navegação Costeira aumentou 14% em relação ao 2T07. A produção do Trem Expresso atingiu 254 milhões de TKU no 2T08, crescimento de 16,4% frente ao 2T07.

A receita bruta da Log-In somou R$ 113 milhões, 8,7% maior ao 2T07, R$ 104 milhões. Os custos dos serviços prestados totalizaram R$ 80,4 milhões. No 2T08, o lucro líquido somou R$ 13,2 milhões, equivalente a R$ 0,15 por ação em circulação, contra prejuízo de R$ 7,8 milhões no 2T07.

O diretor-presidente e de Relações com Investidores da Log-In, Mauro Dias comenta os resultados: “ O cenário econômico mundial continuou merecendo atenção no primeiro semestre de 2008. O crescimento da inflação, com destaque para as commodities agrícolas e o petróleo, as incertezas acerca da economia norte-americana e a desvalorização do dólar frente a outras moedas contribuíram para algumas mudanças importantes no fluxo de comércio exterior no Brasil, com impactos também no mercado doméstico.

No 2T08, o valor da corrente de comércio (soma das exportações e importações) foi 43,2% acima do 2T07, com destaque para o crescimento das importações em 58,7%. Isso representa um crescimento de demanda por nossos serviços nos terminais portuários, como o TVV, e em portos secos, como o Porto Seco do Cerrado.

Neste cenário, observamos uma nova configuração das cargas movimentadas pelo TVV no 2T08, com forte crescimento das importações e menor ritmo de crescimento de exportações. Essa nova realidade reflete não só o desempenho do câmbio e da demanda externa, mas também o aumento do consumo interno. No TVV, apesar da redução no volume total movimentado em TEUs, foi registrado aumento no número de contêineres cheios nas cargas de importação, contribuindo para melhoria da rentabilidade do Terminal.

No cenário doméstico, apesar das preocupações crescentes com a inflação, ao longo do 2T08, as importações de bens de capital no Brasil cresceram 49% frente ao 2T07 e os investimentos externos diretos registraram aumento de 30,7% em dólares (9,1% em reais) entre esses períodos, confirmando as boas perspectivas para o crescimento da demanda por serviços logísticos. No sentido de ampliar nossa oferta de serviços, implantamos no mês de maio a nova configuração do Serviço Atlântico Sul, com o emprego dos navios Frota Rio, Frota Santos, Log-In Amazônia e Log-In Pantanal, o que incrementou em 30% a nossa capacidade ofertada na rota entre Fortaleza e Buenos Aires.

Em julho, iniciamos um novo serviço na Navegação Costeira, o Serviço Amazonas, que atende aos portos de Santos, Suape, Fortaleza e Manaus, com a utilização dos demais navios da nossa frota, expandindo a área de atuação da Log-In no mercado doméstico.

Embora no 2T08 não estivéssemos com toda capacidade em operação, os volumes movimentados na Navegação Costeira apresentaram crescimento de 14% em relação ao 2T07. Entretanto, a desvalorização de 16% do dólar frente ao real, observada entre o 2T08 e o 2T07, e o aumento do preço do bunker impactaram negativamente o resultado no trimestre.

A Log-In possui atualmente parte de suas receitas e custos precificados na moeda americana, sendo que as receitas precificadas em dólares são maiores do que os custos precificados nesta moeda. A www.loginlogistica.com.br • [email protected] 3 entrada em operação do Serviço Amazonas, com receitas denominadas em reais, reduzirá os impactos de eventuais apreciações do real frente ao dólar nos nossos resultados futuros. Temos sentido ainda nos últimos meses os efeitos da política de preços de derivados de petróleo no Brasil, onde os aumentos de preços no mercado internacional têm sido repassados diretamente ao bunker vendido no mercado doméstico, que aumentou 42,8% no 2T08 em relação ao 2T07, enquanto o preço do diesel nesse mesmo período aumentou apenas 10,5%. Acreditamos que tal política não se sustenta no longo prazo e que os custos mais altos de energia projetados para o futuro irão beneficiar a competitividade relativa dos modais marítimo e ferroviário frente ao transporte rodoviário, contribuindo para aumentar a demanda pelos serviços da Log-In.

Para contrapor o incremento nos custos, estamos ampliando nosso esforço comercial para acelerar o aumento da utilização da capacidade na Navegação Costeira e trabalhando fortemente na busca de redução de custos operacionais. Uma das principais iniciativas neste sentido é a redução do consumo dos navios com a readequação da programação e a reestruturação dos serviços de ponta rodoviária na Navegação Costeira, com a compra de 62 novos semi-reboques, utilizando estratégia semelhante à adotada com sucesso nas operações do Trem Expresso.

A construção dos novos navios porta-contêiner segue dentro do cronograma estabelecido, destacando o resultado positivo das negociações com fornecedores que resultou na redução significativa dos desembolsos inicialmente previstos para 2008, sem impacto no cronograma de construção. Em maio, assinamos com o BNDES contrato para financiamento da construção desses cinco novos navios, que soma R$ 625 milhões. Os recursos desse financiamento serão liberados para a Log-In a partir do 3T08 de acordo com o andamento da construção dos navios. Além de assegurar o financiamento em condições adequadas, o início da construção nos permite resgatar os valores de AFRMM detidos pela Log-In, tendo recebido no 2T08 o valor de R$ 11 milhões de nossa conta no Fundo da Marinha Mercante.

No 2T08, o segmento do Trem Expresso novamente mostrou melhoria de desempenho, com maior produtividade dos ativos alocados e melhoria na rentabilidade, confirmando o acerto de nossa estratégia de primarização das pontas rodoviárias e do trabalho de yield management. Em junho, alcançamos produção recorde, com a marca de 92,2 milhões de TKUs no mês.

As obras de expansão do TVV e do Tercam estão em andamento. Estamos trabalhando nos projetos do terminal portuário em Manaus e no transporte dedicado de cabotagem de bauxita para a Alunorte. Seguindo nossa estratégia de ampliar nosso portfólio de serviço e reforçar nossa malha intermodal, anunciamos o acordo com a Katoen Natie para implantação de Terminal Intermodal em Paulínia, SP, onde concentraremos nossas operações de movimentação e armazenagem de cargas, melhorando ainda mais a competitividade dos serviços de Trem Expresso e Cabotagem no principal mercado do País. São investimentos que proporcionarão à Log-In ampliação das soluções logísticas oferecidas aos clientes e atuação estratégica em novos mercados.

A Log-In oferece uma plataforma de serviços que atende tanto ao comércio externo quanto ao mercado doméstico, que nos coloca= em excelente posição para nos beneficiarmos do crescimento na demanda por serviços logísticos. Os resultados já alcançados e o avanço de nosso plano de crescimento nos dão confiança na sustentabilidade de nossa estratégia e nos deixam otimistas quanto aos objetivos traçados para a Log-In para os próximos anos”, conclui.. | Site: www.loginlogistica.com.br/ri.

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